Câmara discute atendimento aos autistas | Boqnews
Foto: Edmilson Domingos/Divulgação

Cidades

26 DE ABRIL DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Câmara discute atendimento aos autistas

Câmara discute rumos para melhor atendimento a portadores de autismo no Município. Escola de Itaboraí, no Rio de Janeiro, serve de referência

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Clínica Escola do Autista, em Itaboraí, é modelo nacional para atendimento a portadores do autismo

Clínica Escola do Autista, em Itaboraí, é modelo nacional para atendimento a portadores do autismo. Foto: Edmilson Domingos/Divulgação

A Câmara de Santos promove nesta sexta-feira (29), às 19h,  audiência pública inédita para a discussão de políticas públicas para as pessoas com espectro autista. Sob o tema Clínica-escola para autistas em Santos, uma realidade possível, o encontro irá debater o melhor tratamento e a inclusão dessas pessoas nos serviços públicos municipais.

Desde 2012, o vereador Hugo Duppre (PSD), idealizador desta reunião, vem se comprometendo com a causa e a luta das famílias e das pessoas com TEA (transtorno do espectro do autismo), com o apoio do Grupo Acolhe Autismo Santos (GAA), que envolve famílias em busca de atendimento adequado para seus filhos e parentes com autismo.

No final do ano passado, a Câmara aprovou, por unanimidade, projeto de Duppre que implementa a Clínica Escola para Autistas – equipamento que poderá agregar tratamento clinico e pedagógico especifico para pessoas com TEA, além de promover a inclusão escolar e social. A matéria teve veto da Administração Municipal por questões jurídicas, mas o prefeito de Santos se comprometeu a enviar o projeto ainda neste semestre.

Caso seja implementado, o equipamento público será adaptado para a realidade da Baixada Santista, seguindo modelo idealizado por Berenice Piana (autora da Lei Federal nº 12.764 que trata de políticas públicas para o autismo), já em funcionamento na cidade de Itaboraí, no Rio de Janeiro, referência nacional no tratamento de pessoas como TEA.

Convidados
Dentre os convidados para compor a mesa de debate, estarão a representante da Clínica Escola do Autista de Itaboraí/RJ, secretária-adjunta de Educação, Dilcelene Cordeiro; o médico e especialista, presidente do Centro Pró-Autista de São Paulo,  Wanderley Domingues; a presidente do GAA Santos, Ana Lúcia Felix; e representando o poder público de Santos, os secretários de Saúde e Educação, Marcos Calvo e Venúzia F. Nascimento, respectivamente. A audiência pública é aberta ao público em geral.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.