cidades

Campanha alerta para os riscos do colesterol

No Brasil, as doenças circulatórias são a principal causa de internação hospitalar. Diabetes, colesterol elevado, tabagismo, obesidade e hipertensão são…

30 de agosto de 2009 - 16:41

Da Redação

Compartilhe

No Brasil, as doenças circulatórias são a principal causa de internação hospitalar. Diabetes, colesterol elevado, tabagismo, obesidade e hipertensão são alguns dos fatores de risco. No país, estima-se que 42% dos adultos possuam colesterol elevado. Para alertar para o problema, a SMS (Secretaria de Saúde) realiza de segunda (31)  a quinta-feira (03) Campanha de Controle do Colesterol, numa parceria
com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo e a Liga de Hipertensão do Unilus (Centro Universitário Lusíadas).
       
Na segunda (31), das 20h às 22h, será promovida palestra para médicos sobre o assunto na Associação dos Médicos de Santos (Av. Ana Costa, 388 – Gonzaga).

Já na terça e quarta-feira (1 e 2), das 9h30 às 16h, no Poupatempo Santos (Rua João Pessoa, 246, Centro Histórico), e na quinta (03), das 9h às 15h, na Praça Mauá (Centro Histórico), médicos, enfermeiros e nutricionistas vão passar orientações preventivas e avaliar dosagem de colesterol, glicose, pressão arterial, peso, altura e circunferência abdominal a interessados.

Aqueles que apresentarem risco cardiovascular serão encaminhados para o atendimento em unidades básicas de saúde.
       
O objetivo da ação é promover a conscientização sobre a relevância dos cuidados cardíacos, principalmente em relação ao colesterol, identificando a prevalência deste mal na comunidade. A expectativa é que cerca de 1.500 pessoas sejam avaliadas nos três dias.

LEIA TAMBÉM: