Campanha alerta para riscos do colesterol | Boqnews

Cidades

04 DE AGOSTO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Campanha alerta para riscos do colesterol

Comemorado oficialmente em 8 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Colesterol terá programação especial em Santos, com palestras de esclarecimento e exames preventivos gratuitos, de 10 e 13 de agosto. A iniciativa é da Regional Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) e apoio da Secretaria de Higiene e Saúde de […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Comemorado oficialmente em 8 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Colesterol terá programação especial em Santos, com palestras de esclarecimento e exames preventivos gratuitos, de 10 e 13 de agosto. A iniciativa é da Regional Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) e apoio da Secretaria de Higiene e Saúde de Santos, da Universidade Lusíadas e da Liga de Hipertensão da Unilus.


De acordo com o presidente da SOCESP Santos, Antonio Mendes Neto, o objetivo é promover a conscientização sobre a relevância dos cuidados cardíacos, principalmente acerca do colesterol, e identificar a prevalência deste mal na população.


Nos dias 11, 12 e 13, estarão disponíveis médicos, enfermeiros e nutricionistas para dar orientações preventivas e avaliar dosagem de colesterol, glicose, pressão arterial, peso, altura e circunferência abdominal. Aqueles que apresentarem risco cardiovascular já serão encaminhados para o atendimento em unidades básicas de saúde.


“Pretendemos atender cerca de 1.500 pessoas, o que nos permitirá conhecer mais do perfil da população. Isso ganha importância quando você considera que a maioria não sabe da relação, por exemplo, entre o colesterol e doenças cardíacas, conforme mostrou a Pesquisa SOCESP sobre fatores de risco cardiovascular, realizada recentemente pelo Datafolha”, afirma Neto.


A programação inclui um curso básico, no qual os médicos da região serão capacitados para o tratamento de pacientes com colesterol alto. Prática de atividades físicas, dieta e medicamentos são alguns dos tópicos da aula, cujo foco é o profissional da rede pública.


“Hoje a prefeitura tem pouquíssimos cardiologistas e muitos clínicos. Então, pelo menos para o atendimento às dislipidemias, às alterações dos níveis de gordura no sangue mais leves, o clínico precisa estar preparado. O ginecologista, por exemplo, também recebe tal demanda, tratando tanto o colesterol quanto a pressão alta na mulher. Além disso, muitos cardiologistas da rede municipal necessitam dessas informações, pois nem todos participam de congressos, cursos etc”, completa o presidente.


No dia 10, outra palestra será realizada, esta aberta à população. Especialistas falarão sobre os fatores de risco cardiovascular e noções gerais sobre cuidados cotidianos para a saúde do coração.


Serviço


10 de agosto


– Palestra para público em geral


– Palestra para médicos


Horário: ambos às 20h


Local: Associação dos Médicos de Santos


Endereço: Av. Ana Costa, 388
 


11 e 12 de agosto


– Atendimento à população no Poupa Tempo


Endereço: Rua João Pessoa, 246, Centro


Horário: 9h às 16h


 
13 de agosto


– Atendimento à população na Praça Mauá


Horario: 9h as 16h



Informações: (13) 3201-5267

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.