Campanha entre alunos de Santos alerta sobre riscos do cerol em pipas | Boqnews
Foto: Divulgação

Santos

08 DE JULHO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Campanha entre alunos de Santos alerta sobre riscos do cerol em pipas

Cerol pode causar acidentes graves

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A campanha educativa de conscientização para coibir o uso de cerol em pipas, realizada pela Prefeitura de Santos, envolverá, neste ano, cerca de 9.200 alunos do Ensino Fundamental da rede municipal a partir da segunda quinzena deste mês. Eles receberão material virtual explicativo, com linguagem acessível e lúdica, com 10 dicas de como ter cuidados e segurança na hora de se divertir com a brincadeira que atravessa gerações.

A pipa com cerol pode causar acidentes fatais nas ruas e danos à rede elétrica da Cidade.

O material também será entregue impresso nas escolas às famílias com dificuldades de acesso à internet. O tema será trabalhado nas aulas remotas de Educação Física em todas as unidades. Os alunos da Educação Infantil também terão atividades sobre o assunto apropriadas à idade.

Trata-se do Projeto Educativo do Uso Consciente das Pipas, desenvolvido nas escolas municipais conforme a lei municipal 1.649/97, em consonância com a lei estadual 12.192/2006. A iniciativa, realizada anualmente, conta com patrocínio da CPFL Piratininga e tem como objetivo fazer com que os alunos sejam multiplicadores da informação.

“Nossa preocupação é muito grande em dar continuidade a essa conscientização no ensino remoto, para que a mensagem chegue nas crianças e nos pais, ainda mais que julho é um mês de ventos fortes, o que gera aumento de acidentes envolvendo pipas com cerol”, afirma o professor da Seção de Projetos Educacionais Especiais, Aldemir Cariri de Lima, da Secretaria de Educação (Seduc).

Nos anos anteriores, o projeto englobou palestras e apresentações de maquetes nas escolas municipais, além de ações de conscientização nos bairros pelo Programa Cidadania em Ação/Caravana das Oportunidades, da Secretaria de Governo (Segov).

Relatório de janeiro divulgado pela CPFL Piratininga revela queda significativa do número de ocorrências envolvendo a rede elétrica na Baixada Santista nos últimos três anos. Em 2017, foram 1.434 registros, enquanto em 2018 foram 1.211 e, em 2019, 701 nos nove municípios da região metropolitana. “Santos contribuiu com queda de 42,65% em números de acidentes envolvendo pipas na rede elétrica”, disse o professor Aldemir, ressaltando que, ano passado, quatro mil casas da Zona Noroeste ficaram sem luz em razão do uso de cerol em pipas.

Segundo a Secretaria de Segurança (Seseg), de janeiro a julho deste ano, foram registradas oito ocorrências de pessoas usando pipas com cerol, enquanto no mesmo período de 2019 foram 23, a maioria na orla da praia e Zona Noroeste. “Em geral, o número está reduzindo, mas não podemos reduzir a fiscalização, assim como a educação sobre o tema”, enfatizou o guarda municipal envolvido no projeto, Gustavo Otelo Oliveira da Silva.

A Guarda Municipal (GM) faz a fiscalização constante na orla. Nos demais locais da Cidade, ela ocorre por meio de denúncia ou durante patrulhamento preventivo. Durante fiscalização, são apreendidas as linhas cortantes, seja com cerol ou outros tipos como a linha chilena. Dessa forma, a corporação orienta as pessoas a não utilizarem o material cortante, explicando que ele é proibido e os riscos de acidentes fatais. Em caso de menor de idade, a GM contata o responsável para a aplicação de multa no valor de um salário mínimo. Assim, denúncias podem ser feitas pelo 153 (Guarda Municipal) e pelo 190 (Polícia Militar).

Integrando as ações do Programa Cidadania em Ação/Caravana das Oportunidades, da Segov, a campanha também estará, nas próximas semanas, no portal e nas redes sociais da Prefeitura – Facebook, Instagram e Youtube, por meio de cards e vídeos com mensagens de alerta.

Além disso, também serão colocadas faixas de conscientização em pontos onde há maior incidência de crianças brincando com pipas, como morros e Zona Noroeste. “O objetivo é conscientizar o maior número de pessoas, em especial crianças e adolescentes, segmentos da população que mais soltam pipas. A proposta é ser uma campanha permanente, em razão da relevância do assunto”, completou a chefe do Departamento de Articulação (Dearti) da Segov, Suzete Faustina.

A campanha envolve as secretarias de Educação, Governo e Comunicação e Relações Institucionais, além da Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, CPFL Piratininga e Diretoria de Ensino – Região Santos.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.