Campanha orienta sobre uso correto e seguro das ciclovias | Boqnews
Foto: Francisco Arrais/PMS

Santos

12 DE NOVEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Campanha orienta sobre uso correto e seguro das ciclovias

De segunda a sexta-feira, das 9 às 11h30, uma equipe da CET percorre as ciclovias em vários locais como a orla

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Conscientizar ciclistas e pedestres sobre a forma correta de transitar na malha cicloviária da cidade para evitar abusos e acidentes. Este é o objetivo principal da campanha Utilização Correta e Segura das Ciclovias lançada esta semana pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), por meio do NETR (Núcleo de Educação para o Trânsito).

De segunda a sexta-feira, das 9 às 11h30, uma equipe da CET, uniformizada e utilizando bicicletas adaptadas (dotadas de placas educativas), percorre as ciclovias em vários locais como a orla, avenidas Ana Costa e Francisco Glicério, canais e próximos a escolas e universidades. Eles observam o comportamento dos usuários, em especial quanto aos abusos.

“Ao notarmos alguma irregularidade que coloque em risco a integridade física de alguém, tanto nas ciclovias como nos passeios, abordamos a pessoa, de forma educada, e explicamos o procedimento correto”, ressalta a especialista em Educação para o Trânsito Lucimari Fedzuierek Chalis.

“No geral, as pessoas são receptivas. Entendem que as abordagens são para um melhor convívio e a segurança de todos”, completa Ricardo Cavallini, responsável pela NETR, que participa das ações.

Entre os principais abusos observados estão ciclistas que trafegam em alta velocidade, transporte de crianças sem a devida cautela, invasão de passeios (colocando em risco os pedestres), desrespeito ao semáforo, transitar na rua pela contramão, entre outras. “Mas, há também o outro lado, como pedestres que caminham pelas ciclovias e atletas que correm por elas, podendo causar conflitos”, reforça Lucimari, ressaltando que a campanha é permanente, mas será intensificada durante a temporada de Verão.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.