Campanha Outubro Rosa é lançada com novidades e ampla programação em Santos | Boqnews
Outubro Rosa/Foto: Francisco Arrais/PMS

Saúde

05 DE OUTUBRO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Campanha Outubro Rosa é lançada com novidades e ampla programação em Santos

Programação acontece durante todo o mês de outubro

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Tradicional na Cidade, a Campanha Outubro Rosa, de conscientização sobre o câncer de mama, foi lançada nesta terça-feira (4), em solenidade na Sala Princesa Isabel, no Paço Municipal. Santos, como cidade pioneira no Brasil a realizar esta campanha, terá programação o mês inteiro, colocando como pontos centrais a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.
Dentre os destaques deste ano, está a volta presencial dos eventos que sempre marcaram a campanha e que não ocorreram nos últimos dois anos em razão do período crítico da pandemia de covid-19:  em 16 de outubro, será realizada a 11ª Caminhada e a 6ª Remada Outubro Rosa, com organização do Instituto Neo Mama e apoio da Prefeitura de Santos.
Será realizada ainda a primeira edição do Prêmio Mulher Gilze Francisco, em reconhecimento a pessoas, empresas e instituições que se destacaram no desenvolvimento de ações em defesa da mulher.
O nome da premiação homenageia a enfermeira que trouxe o Outubro Rosa para o Brasil, mais precisamente para a cidade de Santos no ano de 2007, foi presidente do Instituto Neo Mama, e faleceu em 2021 em decorrência da covid-19.
O projeto de lei foi entregue pelo prefeito Rogério Santos ao presidente da Câmara, Adilson dos Santos Junior, junto com a participação dos familiares da presidente do Instituto Neo Mama.
“Outubro Rosa marca a prevenção contra o câncer de mama, uma das doenças mais devastadoras e que mais causa mortalidade em nosso País. Então, outubro é um símbolo e a prefeitura abre as portas, faz mutirões para exames preventivos este mês e destaca a importância de se ressaltar a prevenção”, disse o prefeito.
A vice-prefeita e secretária da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania, Renata Bravo, reforçou o apelo para que as mulheres fiquem atentas à campanha de prevenção.
“O nosso pedido hoje é um alerta para que as mulheres estejam atentas em relação à prevenção e em dia com seus exames. As nossas unidades de saúde vão intensificar e disponibilizar mais horários de atendimento para mamografia e ultrassom de mama, justamente com esta intenção. Então, aproveitem o mês e o chamado e fiquem atentas e alertas à prevenção”.

Campanha estendida

Mais uma vez, o Município fará uma campanha estendida, que engloba toda a saúde da mulher: além da conscientização pela detecção precoce do câncer de mama, com aumento na oferta de mamografias e ultrassonografia de mamas, as policlínicas estão prontas para ampliar as coletas de Papanicolau, exame preventivo de câncer de colo de útero, além da realização de atividades informativas e de promoção do bem-estar.
“Geralmente fazemos mil mamografias por mês, mas a gente dobrou o número e, se  for necessário, aumentamos a quantidade. Não queremos que ninguém fique sem exame. O Outubro Rosa fala muito sobre câncer de mama, mas a gente aproveita para falar da saúde da mulher como um todo. Tem que lembrar do preventivo também, que evita o câncer de colo de útero. Com ele, a gente quase zera a chance de morte por câncer de útero”, destaca o secretário de Saúde, Adriano Catapreta.
Em 22 de outubro, a Secretaria de Saúde promove o Dia D, com todas as policlínicas abertas para agendamento de mamografias, coletas de exame Papanicolau e atividades, além do Instituto da Mulher e Gestante.

Oferta de exames

A Secretaria Municipal de Saúde ampliou a oferta de exames para a Campanha Outubro Rosa: serão 2.180 vagas, entre mamografias e ultrassom de mamas, disponibilizadas para este mês.
Para a realização destes exames, será necessário agendamento prévio.
As ultrassonografias são agendadas pelas policlínicas no Complexo Hospitalar da Zona Noroeste. Neste mês de outubro, as mamografias também poderão ser agendadas pelas policlínicas após a mulher passar por avaliação e coleta de Papanicolau, além da Central de Agendamentos – 0800-0130013 ou WhatsApp (13) 4042-3366.

Requisitos

As mamografias são destinadas às mulheres com idade a partir de 40 anos e que não tenham histórico familiar da doença. Para aquelas com casos na família, recomenda-se iniciar a partir dos 35 anos. O ultrassom de mamas é indicado às mulheres que não preenchem os requisitos para a mamografia, mas necessitam de confirmação a partir de suspeita verificada por meio do exame clínico das mamas ou autoexame feito pela paciente.
Já a coleta do exame preventivo ao câncer de colo de útero (Papanicolau) é feito na policlínica do local de residência da paciente. Podem fazer o exame as mulheres que iniciaram a vida sexual há pelo menos 1 ano.
É necessário preparo: estar há 3 dias ao menos sem relações sexuais, sem uso de pomadas vaginais e sem menstrução, além de 1 dia sem uso de ducha vaginal.
Gestantes também podem fazer a coleta do exame preventivo, além das mulheres que desejam optar pelo DIU, já que para a inserção deste método contraceptivo é necessário exame preventivo.
O Instituto Neo Mama realizará gratuitamente 300 exames para identificação de osteopenia e osteoporose para qualquer mulher com mais de 25 anos e residente na Baixada Santista. Os exames serão realizados na unidade 1 do Instituto Neo Mama (Rua Júlio Conceição, nº 296, cj 713). Agendamentos pelo telefone (13) 99629-8546.

Doenças

O câncer de mama é a primeira causa de morte entre as mulheres no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a taxa de mortalidade foi de 11,84 óbitos por 100 mil mulheres em 2020. Em Santos, o câncer de mama vitimou 108 mulheres em 2021 e 57 em 2022 (dados até 30 de setembro).
Já o câncer de colo de útero registrou índice de mortalidade de 4,6 por 100 mil mulheres em 2020, segundo o Inca. Em Santos, levou a óbito 13 mulheres em 2021 e 10 mulheres em 2022.
Saiba mais sobre a história do Outubro Rosa em Santos (https://www.santos.sp.gov.br/?q=hotsite/outubro-rosa).
PROGRAMAÇÃO – sujeita a alterações
Durante todo o mês de outubro
– Agendamento de mamografia nas policlínicas
– Coleta de Papanicolau diariamente nas policlínicas (exceto nas unidades em que é necessário pré-agendamento para este exame)
4 de outubro
Vila Criativa – unidade Encruzilhada (R. Barão de Paranapiacaba, 14 – Encruzilhada)
8h – Social Dance
Matrículas na própria unidade. Telefone: (13) 3223-4193
Policlínica Pompeia/José Menino
8h às 9h – Caminhada com Pelotão Rosa
Policlínica Areia Branca
8h às 10h – Coleta de Papanicolau pré-agendada
Vila Criativa – unidade Encruzilhada (Rua Barão de Paranapiacaba, 14 – Encruzilhada)
9h às 10h – Fotografia e Redes
Matrículas na própria unidade. Telefone: (13) 3223-4193
Abertura Oficial lançamento da Campanha Outubro Rosa 2022 – Sala Princesa Isabel – Palácio José Bonifácio (Praça Visconde de Mauá s/nº – 1º andar – Centro)
10h – Palestra “Outubro Rosa: além da cor”, com Sandra Tarricone
Policlínica Ponta da Praia
10h às 13h – Coleta de Papanicolau pré-agendada
Policlínica Pompeia/José Menino
10h às 12h – Coleta de Papanicolau, solicitação de mamografia e teste rápido
5 de outubro
Vila Criativa – unidade Encruzilhada (Rua Barão de Paranapiacaba, 14 – Encruzilhada)
8h – Aula de ioga
15h – Aula de canto e coral
Matrículas na própria unidade. Telefone: (13) 3223-4193
Policlínica Aparecida
8h – Pelotão da Saúde Rosa – Caminhada para conscientização sobre o câncer de mama
Palestra “Prevenção do Câncer Ginecológico”
14h – Palestra ‘Depressão na 3ª idade”
Policlínica Pompeia/José Menino
14h às 17h – Coleta de Papanicolau, solicitação de mamografia e teste rápido
Policlínica Piratininga
13h – Roda de conversa sobre assuntos do universo feminino – Direitos da Mulher, Cidadania, Saúde
Clube Regatas Vasco da Gama (Av. Alm. Saldanha da Gama, 33/35 – Ponta da Praia)
16h – Chá da Tarde MAF (Movimento de Arregimentação Feminina) em prol Instituto Neomama e para o Projeto Enlace.
6 de outubro
Policlínica Vila Nova
8h – Grupo de Gestantes – Roda de conversa sobre câncer de mama e colo uterino, com café da manhã e maquiagem
Vila Criativa Unidade Encruzilhada (Rua Barão de Paranapiacaba, 14 – Encruzilhada).
8h – Atividade rítmica
14h – Dinâmica
14h30 – Dança flamenca
15h – Palestra: Conscientização, orientação sobre exames, nutrição, qualidade de vida e humanização com a Vanda Nascimento Goes – enfermeira especialista em UTI
16h – Dança de salão
Matrículas na própria unidade.
Policlínica Areia Branca
13h às 15h – Coleta de Papanicolau pré-agendada
Vila Criativa – unidade Vila Progresso
20h – Aula Temática de Ritmix – Prof. Danielle Martins. Dinâmica da aula: Roda de conversa com as alunas, que virão com a camiseta com a cor rosa para conscientização
Local: Rua Moisés (Antiga Rua 3) s/nº – Vila Progresso
7 de outubro
Caminhada na Praia
8h – Organização da Vila Criativa Unidade Encruzilhada
9h – Atividade Rítmica na praia
Vagas limitadas – Matrículas na própria unidade. Telefone: 3223-4193
Instituto da Mulher e Gestante (Av. Conselheiro Nébias, 453/455)
8h30 – Roda de Conversa ‘Cuidados às Mulheres com Câncer de Mama’
Marco Antônio Dugatto – mastologista
Lygia Santiago – assistente social
Érika Perina – psicóloga
Policlínica Embaré
9 h – Pelotão da Saúde Outubro Rosa
Policlínica Areia Branca
13h às 15h – Coleta de Papanicolau pré-agendada
8 de outubro
Policlínica Ponta da Praia – Programa Mais Atenção Básica
9 às 15h: Consulta com enfermeira e solicitação de mamografias
9 às 13h: Consulta com ginecologista pré-agendada
13 às 15h: Coleta de exame Papanicolau (sem necessidade de agendamento prévio)
14h: Apresentação do Grupo Movimente-se com a Música e com a Dança com coreografias em homenagem à mulher e dinâmica em grupo sobre autocuidado e autoconhecimento
10 de outubro
Policlínica Embaré
14h – Movimente-se com a Música e com a Dança
11 de outubro
Policlínica Pompeia/José Menino
8h às 9h – Caminhada com Pelotão Rosa
Policlínica Areia Branca
8h às 10h – Coleta de Papanicolau pré-agendada
Policlínica Gonzaga
9h às 14h – Oficial de Artes especial Outubro Rosa
Policlínica Ponta da Praia
10h às 13h – Coleta de Papanicolau pré-agendada
Policlínica Pompeia/José Menino
10 às 12h – Coleta de Papanicolau, solicitação de mamografia e teste rápido
13 de outubro
Policlínica Campo Grande
7h – Pelotão da Saúde Pink
Policlínica Pompeia/José Menino
8h30 às 10h30 – Palestra ‘Autoexame das mamas, prevenção e detecção de câncer de mama e útero’
Policlínica Areia Branca
13h às 15h – Coleta de Papanicolau pré-agendada
Venda de camiseta rosa em prol do Instituto Neo Mama
14 às 22h – Shopping Praiamar (Rua Alexandre Martins, 80 – Aparecida)
Vila Criativa – unidade Penha (Rua Brigadeiro Newton Braga, 39 – Saboó)
15h – Roda de conversa sobre Prevenção do Câncer de Mama e aula de Dança
Vagas limitadas – matrícula na secretaria da Vila. Telefone: 3219-5309
Apresentação da Banda Regimental da Polícia Militar CPI-6
19h – Local: Shopping Praiamar (Rua Alexandre Martins, 80 – Aparecida)
14 de outubro
Policlínica Conselheiro Nébias
12h – Palestra ‘Importância da prevenção ao câncer de mama’
Policlínica Areia Branca
13h às 15h – Coleta de Papanicolau pré-agendada
Venda de camiseta rosa em prol do Instituto Neo Mama
14 às 22h – Shopping Praiamar (Rua Alexandre Martins, 80 – Aparecida)
Apresentação inédita do lorde das tesouras
18h e 20h – Local: Shopping Praiamar (Rua Alexandre Martins, 80 – Aparecida)
15 de outubro
Venda de camiseta rosa em prol do Instituto Neo Mama
14 às 22h – Shopping Praiamar (Rua Alexandre Martins, 80 – Aparecida)
Estação da Cidadania
Das 14 às 19h30 – Palestras e oficinas da Estação Mulher: Saúde, Cultura e Cidadania. A participação é limitada a 40 mulheres por dia e é preciso fazer inscrição pelo e-mail: [email protected]
Corte de cabelo para doação com o Lorde das Tesouras
18h – Shopping Praiamar (Rua Alexandre Martins, 80 – Aparecida)
16 de outubro
11ª Caminhada Outubro Rosa e 6ª Remada Outubro Rosa. Tema: Comemoração da Superação.
Concentração a partir das 10h em frente ao Aquário Municipal de Santos
Praça Vereador Luiz la Scala (Orla da Ponta da Praia)
Não é necessário fazer inscrição. Todos podem participar gratuitamente. Sugestão: camisetas e adornos em rosa.
18 de outubro
Policlínica Pompeia/José Menino
8h às 9h – Caminhada com Pelotão Rosa
Policlínica Areia Branca
8h às 10h – Coleta de Papanicolau pré-agendada
Policlínica Ponta da Praia
10h às 13h – Coleta de Papanicolau pré-agendada
Policlínica Pompeia/José Menino
10h às 12h – Coleta de Papanicolau, solicitação de mamografia e teste rápido
Policlínica Embaré
9h e 15h – Palestra “Câncer de mama” com coffee break
Gratuidade no Orquidário para pessoas trajando camiseta rosa
Local: Praça Washington s/nº – José Menino, Santos
19 de outubro
Gratuidade no passeio de bonde turístico para quem estiver vestido camiseta na cor da campanha
Das 10h30 às 17h – Largo Marquês de Monte Alegre, 2 – Valongo
Policlínica Campo Grande
8h30 às 10h – Movimente-se com a Música e com a Dança Outubro Rosa’
Policlínica Ponta da Praia
9h – Palestra ‘Bem-estar na menopausa: dicas para viver melhor’
Policlínica Monte Serrat
9h30 – Caminhada em divulgação ao DIA D – Outubro Rosa
Policlínica Piratininga
13h – Roda de conversa sobre assuntos do universo feminino – Direitos da Mulher, Cidadania, Saúde
Policlínica Aparecida
14h – Palestra ‘Câncer de Mama: sinais, sintomas e prevenção’
Policlínica Pompeia/José Menino
14 às 17h – Coleta de Papanicolau, solicitação de mamografia e teste rápido
Policlínica Ilha Diana
9h às 16h – Solicitação de exames preventivos e mamografia
9h30 – Palestras sobre endometriose com psicóloga da unidade
10h30 – Roda de conversa com enfermeira sobre câncer mama e colo uterino
Solicitação de exames preventivos e mamografia
20 de outubro
Gratuidade no Aquário para as primeiras 50 mulheres com camiseta rosa
Praça Luiz La Scala s/nº – Ponta da Praia
Vila Criativa – unidade Vila Progresso (Rua Moisés, Antiga Rua 3, s/nº – Vila Progresso)
9h – Aula temática de zumba – Prof. Matheus Andrade. Dinâmica de aula: Abordagem sobre a importância do exame. Alunas com a camiseta da cor rosa para conscientização
Vagas limitadas – matrícula na secretaria da Vila. Telefone: 3273-1888
19h30 – Jantar ASFAR em prol do Fundo Social de Solidariedade.
Casa da Frontaria Azulejada (Rua do Comércio, 92 – Centro)
Policlínica Areia Branca
13h às 15h – Coleta de Papanicolau pré-agendada
15h – Movimente-se com a Música e a Dança Outubro Rosa – Conscientização sobre o câncer de mama e de colo de útero sobre autocuidado e autoconhecimento
21 de outubro
Vila Criativa – unidade Campo Grande (Av. Senador Pinheiro Machado, 635 – Campo Grande)
14h – Palestra seguida de roda de conversa sobre a Saúde da Mulher, com a presença das profissionais do Instituto da Mulher – Dra. Mariliza Machado Palmieri, médica ginecologista e Lygia Santiago Santana, assistente social. Logo após será ministrado um pequeno curso de cuidados com a pele e automaquiagem. Para finalizar, uma aula aberta de Ritmix com a professora Danny Martins
Vagas limitadas – matrícula na secretaria da Vila. Telefone: 3251-2096
Instituto da Mulher e Gestante (Av. Conselheiro Nébias, 453/455)
8h30 – Roda de Conversa ‘Cuidados às Mulheres com Câncer de Mama’
Gilberto Moreira Mello – mastologista
Lygia Santiago – assistente social
Érika Perina – psicóloga
Policlínica Conselheiro Nébias
9h – Café da manhã com gestantes e puérperas, com orientações sobre amamentação
Policlínica Areia Branca
13h às 15h – Coleta de Papanicolau pré-agendada
Policlínica Gonzaga
14h – Movimente-se com a Música e com a Dança Outubro Rosa
22 de outubro
DIA D Outubro Rosa
9 às 15h30 – Todas as policlínicas abertas
Agendamento de mamografia
Coleta de Papanicolau
Atividades voltadas ao bem-estar
Policlínica Aparecida
9h30: Pelotão da Saúde Outubro Rosa
10 às 12h: Aplicação de Reiki
10h30: Movimente-se com a Música e com a Dança Outubro Rosa
14 às 15h: Aplicação de Reiki
Policlínica Areia Branca
9h às 15h – Teste rápido de ISTs
9h às 15h – Consulta ginecológica sem agendamento prévio
10h às 14h – Orientações sobre saúde da mulheres
10h – Orientações sobre Planejamento Familiar
Policlínica Bom Retiro
9h e 14h – Roda de Conversa: “Planejamento Familiar/Métodos Contraceptivos”
Atividades de Valorização Feminina: Oficina de Maquiagem, Esmaltação de Unhas, sorteio de vouchers para corte de cabelo
Atividades coletivas referente Saúde da Mulher e Autocuidado
Arrecadação de produtos de higiene íntima/Campanha contra Pobreza Menstrual
Policlínica Caruara
9h – Palestra sobre a saúde da mulher/violência doméstica
9h às 12 h – Maquiagem
13h – palestra sobre a saúde da mulher/violência doméstica
Policlínica Castelo
9h – Movimente-se com a Música e com a Dança
11h – Apresentação do Grupo do Passinho Zona Noroeste
13h – Roda de Conversa Mulher Deficiente
14h – Bingo com brindes (doações do comércio local)
Durante todo o dia D
Estande e palestra sobre métodos contraceptivos
Teste rápido e palestra sobre infecções sexualmente transmissíveis
Auriculoterapia
Podologia
Oficina de Maquiagem
Policlínica Marapé
10 às 14h – Exercício físico – Alongamento
10h – Movimente-se com a Música e com a Dança
Durante todo o Dia D: Teste rápido, aferição de pressão arterial, sessões de massoterapia, Projeto ‘Mulher mais Bonita (manicure, cabeleireira, maquiagem e massagem relaxante)
Policlínica Martins Fontes
Ao longo de todo o Dia D – Bate-papo em sala de espera sobre câncer de mama, a importância do autoexame, a importância do exame preventivo; distribuição de brindes
Policlínica Monte Cabrão
9h – palestra sobre a saúde da mulher/violência doméstica
13h – palestra sobre a saúde da mulher/violência doméstica
Durante todo o Dia D: oficina de artesanato com garrafas PET
Policlínica Nova Cintra
10 h – Palestra câncer de mama e rastreamento
11h – Palestra sobre autoexame das mamas
13h – Palestra sobre climatério e menopausa
14h – Palestra sobre autoexame das mamas
14h30 – Palestra para adolescentes: Mudanças hormonais e cuidados com o corpo
Policlínica Piratininga
Em todo o Dia D: teste rápido
Policlínica Santa Maria
9h – Palestra sobre autocuidado e autoexame das mamas
Policlínica São Bento
9h – Reflexologia
10h e 15h – Roda de conversa sobre Saúde da Mulher
13h – Reflexologia
14h – Movimente-se com a Música e com a Dança
Durante todo o dia D: Manicure e cabeleireiro e realização de testes rápido HIV e sífilis
Policlínica São Manoel
Durante todo o Dia D
– Estande “Métodos contraceptivos e Planejamento familiar” com bate-papo e plantão de dúvidas
– Estande “Infecções Sexualmente Transmissíveis ” com bate-papo e plantão de dúvidas
– Salão de beleza (corte de cabelo, trançado, esmaltaria)
– Sorteio de brindes
Policlínica Vila Mathias
Durante todo o dia D: teste rápido e atendimentos pré-agendados em odontologia, orientação nutricional e auriculoterapia
Policlínica Vila Nova
9 às 12h30 – Corte de cabelo com profissionais do Salão da Autoestima (Vila Criativa Mercado)
Durante todo o dia D:
Atualização da carteira de vacina
Avaliação bucal
Palestra em sala de espera e vídeo informativo
Auriculoterapia
Policlínica Vila Progresso
9h – Palestra sobre autocuidado e autoexame das mamas
Instituto da Mulher e Gestante (Av. Conselheiro Nébias, 453/455)
8h30 – Roda de Conversa ‘Cuidados às Mulheres com Câncer de Mama’
Ricardo Zecchetto Saez Ramirez – mastologista
Lygia Santiago – assistente social
Érika Perina – psicóloga
25 de outubro
Policlínica Pompeia/José Menino
8h às 9h – Caminhada com Pelotão Rosa
Policlínica Areia Branca
8h às 10h – Coleta de Papanicolau pré-agendada
Policlínica Embaré
9h – Hiperdia Rosa
Policlínica Ponta da Praia
10h às 13h – Coleta de Papanicolau pré-agendada
Policlínica Pompeia/José Menino
10h às 12h – Coleta de Papanicolau, solicitação de mamografia e teste rápido
26 de outubro
Policlínica Ponta da Praia
9h – Palestra ‘Violência doméstica e saúde psicológica da mulher’
Policlínica Campo Grande
10h – Palestra sobre câncer de mama
Policlínica Piratininga
13h – Roda de conversa sobre assuntos do universo feminino – Direitos da Mulher, Cidadania, Saúde
Policlínica Aparecida
14h – Palestra ‘Diabetes’
Policlínica Pompeia/José Menino
14h às 17h – Coleta de Papanicolau, solicitação de mamografia e teste rápido
Policlínica São Manoel
14h – Ação contra IST’s na Sociedade de Melhoramentos do Bairro São Manoel
– Promoção à saúde
– Testagem rápida para Sífilis e Hep B
– Solicitação de exames
24 de outubro
Chá do Rotary Boqueirão Internacional em prol do Instituto da Mulher
14 h. Local: Clube Internacional de Regatas
27 de outubro
Jardim Botânico de Santos (Rua João Fraccaroli s/nº)
Das 9h às 11h – Evento alusivo ao Outubro Rosa
Policlínica Areia Branca
13h às 15h – Coleta de Papanicolau pré-agendada
Policlínica Gonzaga
14h – Reiki para mulheres
28 de outubro
Policlínica Areia Branca
13h às 15h – Coleta de Papanicolau pré-agendada
Aniversário do Projeto KOA que realiza, em parceria com o Instituto Neo Mama, a remoterapia voltada para recuperação das mulheres acometidas pelo câncer de mama.
9h – Praia do canal 6 em frente ao Posto de Salvamento
Vila Criativa – unidade Vila Nova (Praça Rui Ribeiro Couto s/nº – Vila Nova – Paquetá)
Das 14h às 19h30 – Palestras e oficinas da Estação Mulher: Saúde, Cultura e Cidadania. O evento será realizado em parceria da Organização da Sociedade Civil (OSC) Consciência pela Cidadania – Concidadania e a Coordenadoria de Políticas para a Mulher (Comulher). Local: A participação é limitada a 40 mulheres por dia e é preciso fazer inscrição pelo e-mail: [email protected].
2º Jantar Outubro Rosa. Flashback, Pasta e Vinho
20h –  Local: Tênis Clube de Santos (Rua Minas Gerais, 37 – Boqueirão)
Convites na Secretaria do Clube – (13) 3228-8100

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.