Campanha para detecção de osteoporose é prorrogada até 19 de Março | Boqnews

Cidades

09 DE MARÇO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Campanha para detecção de osteoporose é prorrogada até 19 de Março

Devido a grande procura, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) e da indústria farmacêutica Eli Lilly, estendeu a Campanha para a Detecção Precoce da Osteoporose até dia 19 de março. O agendamento para exames entre os dias, 8 e 12 de março foram esgotados. Mais de 350 mulheres, acima […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Devido a grande procura, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) e da indústria farmacêutica Eli Lilly, estendeu a Campanha para a Detecção Precoce da Osteoporose até dia 19 de março. O agendamento para exames entre os dias, 8 e 12 de março foram esgotados. Mais de 350 mulheres, acima de 50 anos, já marcaram exames no Centro Médico Martim Afonso (Avenida Marechal Cândido Rondon, esquina com a Rua Mascarenhas de Moraes – Parque Bitaru), para a realização da ultrassonografia de calcâneo, necessária para detectar a doença.

Os exames podem ser agendados no Centro Médico,independentemente de eventuais queixas ou de pedido médico, das 9 às 17 horas. Até 70 procedimentos podem ser realizados por dia. A empresa farmacêutica Eli Lilly do Brasil Ltda. disponibilizará uma máquina semelhante a uma bota, técnica especializada para a realização da ultrassonografia, que é indolor.

O objetivo da ação é detectar de forma precoce mulheres portadoras de Osteoporose, sobretudo aquelas que já chegaram à menopausa e que possuem características que favorecem o aparecimento da doença.


Exame
Simples e rápido, o ultrassom de calcâneo é indicado para mulheres acima de 55 anos que, na pós-menopausa, tenham duas ou mais das seguintes características: fumante; cor branca ou amarela; vida sedentária; histórico familiar de osteoporose (mãe, avó ou irmã); em uso de corticóides por mais de três meses; antecedente de fraturas de baixo impacto, ocorridas na idade adulta em coluna vertebral, fêmur ou punho.
Independente do resultado, as pessoas devem levar o exame para um médico especialista avaliar, pois o ultrassom de calcâneo é apenas um rastreamento da osteoporose e não serve como único método diagnóstico. Para fazer o diagnóstico da doença são necessários exames adicionais, dentre eles a densitometria óssea.


Contexto
A osteoporose torna os ossos frágeis e sujeitos a fraturas. Doença silenciosa e debilitante, atinge uma em cada três mulheres após a menopausa e um em cada oito homens, sendo um sério problema de saúde pública que pode causar dor, perda da liberdade e autonomia dos movimentos, elevando o risco de morte. É conseqüência da perda de tecido ósseo que ocorre mais intensamente após a menopausa.
Os custos de tratamento são altos e o impacto sócio-econômico é grande. Assim sendo, é fundamental que a osteoporose seja detectada precocemente e tratada para que se diminua o risco de fraturas. No Brasil, aproximadamente sete milhões de mulheres, ou seja, 30% das brasileiras que já passaram pela menopausa, convivem com esta doença.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.