CAMPS Santos abre inscrições para o Projeto Avançar nesta segunda-feira | Boqnews
Foto: José Luiz Borges

Cidades

15 DE AGOSTO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

CAMPS Santos abre inscrições para o Projeto Avançar nesta segunda-feira

As inscrições para o Projeto Avançar do Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social (CAMPS Santos), curso preparatório ao mundo do trabalho, abrem nesta segunda-feira (15/08).

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Os interessados em participar da triagem têm até o dia 30 deste mês para realizar o cadastro no site da instituição www.camps.org.br.

Para se candidatar, é preciso residir em Santos, ter nascido no ano de 2007 e estar cursando no mínimo o 9º ano do Ensino Fundamental em Santos e apto a matricular-se no período noturno em 2023, além de não ter registro em carteira de trabalho.

A inscrição só será válida com todos os documentos requeridos anexados ao formulário: RG e CPF do (a) jovem; Boletim escolar (2º bimestre); RG e CPF do(a) responsável; Comprovante de residência; Carteira de vacinação (Covid); Carteira de vacinação infantil; Laudo médico com CID, caso possua deficiência; Comprovantes de benefícios: Auxílio Brasil, Pensão por aposentadoria, Pensão por morte, pensão alimentícia, PETI Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, PNF Programa Nossa Família e/ou BPC Benefício de Prestação Continuada; Comprovante de renda.

Na segunda etapa, que será presencial no dia 24 de setembro, o candidato fará uma produção textual e responderá a um questionário pessoal. A produção textual será desenvolvida a partir da seguinte temática: racismo estrutural. O local e o horário serão divulgados no dia 12 de setembro, exclusivamente, no site do CAMPS.

No intuito de esclarecer dúvidas, averiguar a veracidade dos dados para garantir a segurança do processo de triagem, a Comissão de Análise, composta exclusivamente por colaboradores do CAMPS, realizará, após essa fase, uma entrevista com o responsável legal. O agendamento com dia e horário será publicado no dia 28 de setembro no site da instituição. A qualquer tempo, visitas domiciliares poderão ser agendadas para a mesma finalidade. As informações fornecidas no cadastro que não se confirmem como absolutamente verdadeiras poderão desclassificar o jovem.

Uma listagem provisória contemplará os candidatos aptos ao ingresso e será divulgada em 24 de janeiro, no site da instituição. Os contemplados que não responderem ao aviso no prazo, serão desclassificados.

Já a listagem definitiva da primeira turma para ingresso no Projeto Avançar será divulgada em fevereiro de 2023. Após ser aprovado, o jovem irá participar do curso de formação para a inserção e integração ao mundo do trabalho, nas turmas de 2023 do Projeto Avançar.
Conforme a coordenadora de formação o CAMPS, Leonora Quintas, o processo de triagem levará em consideração a vulnerabilidade dos candidatos, como: critérios desigualdade de acesso aos serviços de saneamento básico; insegurança de renda e a desigualdade de acesso a bens e serviços; fragilidades de vínculos relacionais associadas aos riscos da capacidade humana para enfrentamento dessas desigualdades; bem como a motivação do(a) jovem para lidar com esse enfrentamento e a capacidade de ler criticamente esses riscos.

Programa de Aprendizagem

Depois da conclusão o curso do Projeto Avançar, os jovens estarão aptos a ingressarem no Programa de Aprendizagem do CAMPS Santos, que possibilita a empregabilidade do jovem dentro de um plano de atividades articuladas, acompanhadas e supervisionadas com desenvolvimento e aprimoramento a sua profissionalização com base na Lei n° 10.097/2000 (Lei do Aprendiz).

Contando com equipe qualificada que avalia as habilidades e potencialidades dos jovens, eles são encaminhados para processos seletivos conforme os eixos habilitados pelo CAMPS junto ao Ministério da Economia, como os cursos de Aprendiz de Rotinas Administrativas, Aprendiz de Varejo e Aprendiz de Logística. A instituição também habilitou recentemente os cursos de Aprendiz de Tecnologia da Informação e Aprendiz Auxiliar de Logística Portuária.

Uma vez aprovados nos processos seletivos, os jovens aprendizes dão início ao programa de aprendizagem prática na empresa parceira e comparecem, semanalmente, ao CAMPS, onde são assistidos pelas equipes pedagógica e psicossocial, que aplicam conhecimento de aprendizagem teórica e realizam avaliação periódica de desempenho, conferindo um desenvolvimento pleno no mundo do trabalho.
Também são realizadas visitas técnicas às empresas para avaliar o desempenho dos jovens no ambiente de trabalho e visitas domiciliares para aferir a condição vulnerável dos jovens assistidos, acolhendo-os e assistindo-os em suas carências.
Além da oportunidade do primeiro emprego com carteira assinada, a instituição também oferece aos jovens, gratuitamente, uniformes, e apoio social, pedagógico, psicológico e odontológico.

Serviço

CAMPS
Avenida Washington Luiz, s/n, Vila Matias – Santos.
(13) 3226-6464 / facebook.com/campssantos
Instagram: @campssantos
www.camps.org.br

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.