Canis em abrigos para pessoas em situação de rua garantem cuidado aos pets | Boqnews
Foto: Marcelo Martins/PMS

Santos

22 DE JANEIRO DE 2024

Canis em abrigos para pessoas em situação de rua garantem cuidado aos pets

Quatro abrigos da Cidade contam com estrutura para os pets

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A ligação entre uma pessoa em situação de rua e seu pet vai muito além do simples cuidado. Representa lealdade, companheirismo e também um recurso importante no equilíbrio da saúde mental.

Em Santos, esse laço é reconhecido e tem o suporte dos equipamentos públicos municipais. Quatro dos abrigos da Cidade, de uma rede de acolhimento com mais de 600 vagas, possuem canis para receber os pets com todo amor e carinho.

O abrigo da Rua General Câmara 249, aberto desde junho de 2023, é um dos que possuem canil. Outros dois equipamentos próprios da Prefeitura passam por manutenção: o Seacolhe-AIF está em obras. E a Seabrigo-AIF passa por um processo de ampliação do número de vagas, para acolher mais animais e com mais conforto.

Outro equipamento que possui canil é a Casa Êxodo, gerida pela ONG Vidas Recicladas em parceria com a Prefeitura, na Rua Conselheiro Saraiva, 13, na Vila Nova (ao lado do Albergue Noturno). Além do acolhimento aos pets, eles também ganham comida por meio de parceria com uma organização não-governamental.

População em situação de rua

A presença de canis nos abrigos faz parte das políticas públicas voltadas à população em situação de rua em Santos. A Cidade possui mais de 600 vagas de acolhimento, entre fixas e de pernoite. As equipes de abordagem atuam, em carros adesivados, 24 horas por dia.

Em todos os abrigos são servidas refeições e a pessoa também é acompanhada pelos técnicos, que elaboram um plano de acolhimento individual.

Portanto, que visa a capacitação e reinserção no mercado de trabalho ou o retorno à cidade de origem, onde, perto da família, a pessoa terá mais chances de recuperar sua autonomia.

O encaminhamento para todos os abrigos passa Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro Pop (Rua Amador Bueno, 446, Vila Nova), que em breve deve ter ampliação, atende cerca de 120 pessoas por dia.

Dessa maneira, encaminhando para acolhimento, para exames na área da saúde, auxiliando na emissão de documentos e também promovendo o recâmbio.

O trabalho também ocorre pela abordagem social. Dessa forma, que pode ter acionamento por meio do telefone 153 sempre que o munícipe encontrar uma pessoa em situação de rua precisando de acolhimento pela da Cidade.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.