Carmelita Villaça cria oficina pré-profissionalizante de gastronomia | Boqnews
Foto: Marcelo Martins / PMS /Secor

Espaço Cidadania

20 DE JUNHO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Carmelita Villaça cria oficina pré-profissionalizante de gastronomia

O projeto Gastronomia na Escola objetiva preparar os estudantes para o mercado de trabalho

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Com a presença do chef de cozinha Fábio Leal, dez alunos de 12 a 17 anos da Escola Municipal Maria Carmelita Proost Villaça participaram da aula inaugural da oficina pré-profissionalizante de gastronomia, lançada no último dia 11, à tarde, na unidade. No menu, patês de azeitona preta, atum, ervas finas, pickles, parmesão, mostarda, ketchup e alho, todos com base de ricota. Sobre torradinhas, foram provados por coordenadoras pedagógicas que faziam formação no local, aprovando a surpresa.

Denominado Gastronomia na Escola, o projeto objetiva preparar os estudantes para o mercado de trabalho. Além da especialização, postura, disciplina e responsabilidade são alguns dos itens trabalhados.

A professora Débora Cabral explicou que desde o início do ano os estudantes fazem oficina pedagógica de culinária de duas a três vezes por semana e, a partir de agora, a atividade terá o cunho profissionalizante, com a parceria de Fábio Leal, que mensalmente passará aos adolescentes sua experiência de 14 anos na área. A produção é sempre vendida aos professores da unidade, revertendo para a oficina.

Segundo Leal, a próxima aula, com duração de duas horas, será de molhos. “O importante é ensinar a alquimia, ou seja, a transformação. Faremos um molho branco básico e aí vamos transformando”.

Inseridos
A diretora Magda Fernandes destacou que a escola Carmelita dispõe, ainda, de oficinas pré-profissionalizantes de paisagismo, marcenaria e arte-papel, somando 60 participantes, incluindo a de gastronomia. “Temos ex-alunos que estão inseridos em empresas como Mc Donald’s, C&A e Cesare Fertilizantes, e até hoje acompanhamos sua atuação”.

Victor Miguel Aves Jesus, 17 anos, quer seguir carreira. Participa também da oficina de arte-papel. Caio Cícero Carvalho Lourenço, 16, que igualmente atua no paisagismo, gostou muito de aprender os patês. Já Mayara Cristovam da Silva, 14, fez dois bolos de banana sozinha na semana passada. “Foi tudo vendido!”, orgulhou-se.

O grupo também busca inspiração fora da escola, tendo visitado a Estação Bistrô e a padaria do hipermercado Extra. “Fomos de ônibus para passar por situações do cotidiano. Tudo é aprendizado. Quando vendem o que produzem na cozinha, o troco é dado por eles”, exemplificou Débora.

Agenda
23 a 27/6 – Na escola municipal Florestan Fernandes, no Embaré, serão realizadas atividades especiais sobre a Copa do Mundo na biblioteca da unidade, no período da manhã. Alunos de 4º e 5º ano irão participar.

26/6 – Reunião do Grupo Técnico de Trabalho sobre Justiça Restaurativa, na sede da Secretaria de Educação, com a presença do juiz da Vara da Infância e da Juventude e do Idoso de Santos, Evandro Renato Pereira.

26/6 – Na escola municipal Padre Waldemar Valle Martins, às 14h, atividade do projeto Arqueologia para o EJA. Na ocasião, os alunos irão receber o livro A história sob a terra sobre o material arqueológico encontrado durante as escavações feitas em Santos para implantação do gás natural pela empresa Comgás

Educação
“Mostramos para os estudantes um outro mundo, com novas perspectivas. Temos muitos alunos com habilidades que nem conhecíamos. Damos asas para a imaginação deles”. Edna Diniz, professora da escola José Carlos de Azevedo Jr. (Jardim São Manoel), fala, emocionada, sobre a inauguração de uma rádio interna na unidade, inaugurada no dia 11.

“A educação a distância é uma boa solução para quem quer sempre se aperfeiçoar”. Mônica Travesso Ferreira, diretora da unidade Castelo (Jardim Castelo), sobre curso a distância “Introdução à Educação Digital”, oferecido pelo Polo Universidade Aberta do Brasil (UAB)/Santos e ministrado pela tutoras do MEC e educadoras da rede municipal, Silmara Copola e Gláucia Novaes.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.