Cartilha é referência para direitos do idoso, mas falta reconhecimento | Boqnews
Natasha Guerrize

Dia dos Avós

25 DE JULHO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Cartilha é referência para direitos do idoso, mas falta reconhecimento

Santos possui 20% da população idosa; além de práticas de lazer e esportes, cartilha regional inclui alertas contra maus-tratos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Com o aumento da expectativa de vida, ainda são muitos os desafios que cercam a terceira e quarta idade. A geração que nasceu antes mesmo dos anos 50 – e que já possui netos e/ou bisnetos – foram muito privados por conta da rígida educação dos pais de outrora.

Em Santos, a pirâmide etária é maior no topo em relação à média brasileira. De acordo com a contagem mais recente do IBGE (Censo 2010), a Cidade possui cerca de 80.353 idosos (o que corresponde a faixa etária após os 60 anos). De 433.153 mil habitantes, a população idosa de Santos corresponde a 18,5% do total. Isso corresponde ao aumento da qualidade de vida.

As políticas públicas da cidade direcionadas a esse perfil, entretanto, atravessam um desafio ainda maior do que proporcionar a devida qualidade de vida pelo lazer ou esportes. Ainda que esse setor jamais possa ser descartado.

“Estamos mudando a pirâmide etária. Mas, infelizmente, ainda temos uma geração que não reconhece a política pública para o idoso. Não basta se preparar para chegar [à faixa etária]”, diz a presidente do Conselho Regional do Idoso, Eliza Montrezol.”É preciso preparar as novas gerações para reconhecer que o idoso tem o seu papel na sociedade. Por sua vez, os idosos também precisam saber seus direitos”.

Instituto Energia
Em parceria com a Secretaria de Assistência Social (Seas), o Instituto Energia, associação sem fins lucrativos, mantém há dois anos um convênio de apoio à pessoa idosa. Geralmente, o instituto trabalha com pessoas da família do idoso e recebe casos de violência e todo tipo de maus-tratos. São casos de abandono, desvio de pensão de aposentadoria, entre outras violências contra os idosos.

“Muitas famílias não sabem como lidar, porque a sociedade o associa como alguém incapaz de fazer as coisas rotineiras. Existe uma superproteção”, explica Eliza, também coordenadora do Instituto.

Cartilha
A cartilha demonstra que, de acordo com pesquisas, entre os mais de 18 milhões de idosos brasileiros, cerca de 12% sofrem algum tipo de violência. O material reforça a necessidade da denúncia desses e de outros casos e apresenta lista de telefones e serviços aptos a receber as acusações.

Em Santos, o Conselho do Idoso é composto por sete representantes de mesma faixa etária, 13 representantes da sociedade civil e de universidades locais e mais 13 do governo. A cartilha pode ser retirada na Avenida Rei Alberto I, 119, na Ponta da Praia, onde funciona a Casa dos Conselhos.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.