Nove casais oficializaram a união na 14ª edição do Casamento Comunitário em Santos, realizada nesta quarta-feira (19) à noite. A cerimônia, promovida pela Coordenadoria de Políticas para a Mulher, ligada à Secretaria da Mulher, Cidadania, Diversidade e Direitos Humanos (Semulher), atende casais que não conseguem arcar com os custos de casamento e celebração.
O reverendo Sérgio Ferreira, da Igreja Anglicana, conduziu a cerimônia ecumênica, que contou com a apresentação da camerata da Secretaria de Cultura (Secult) e a participação de familiares e autoridades municipais. Ao final, o Fundo Social de Solidariedade (FSS) ofereceu um bolo para os noivos e convidados.
“É uma celebração de sonhos. Casais que já estão juntos podem agora selar a união com o apoio de uma política pública consolidada na cidade”, afirmou Nina Barbosa, titular da Semulher, representando o prefeito Rogério Santos.
Casamento desejado pelo filho
Cinthia Flávia Marques Assunção, 35 anos, varredora, e Kaio Luiz Santos, 34, ajudante geral, estão juntos há dez anos. O filho do casal, Pedro Henrique, de 7 anos, acompanhou a cerimônia. “Ele sempre dizia que queria nos ver casados e até simulava colocar alianças nos nossos dedos. Estamos realizando o sonho dele e o nosso também”, disse Cinthia. Kaio, que vestiu terno pela primeira vez, mostrou ansiedade e alegria antes da união oficial.
Depois do casamento, novos planos
Miriam Silva do Carmo, 29, balconista, e João Paulo Gomes dos Santos, 28, pedreiro, se conheceram em uma rede social há nove anos e sempre sonharam em casar. Ao saber do Casamento Comunitário, decidiram se inscrever imediatamente. “Agora seguimos para conquistar a casa própria, viajar e ter filhos”, contou João Paulo.
Unidos pela dança, na saúde e na doença
Elizabeth Batista, 45, cabeleireira, e Daniel Pereira dos Santos, 54, zelador, iniciaram o relacionamento há dois anos em um baile flash back. Elizabeth, divorciada, enfrentava câncer de mama e não pensava em casar novamente. “Ele me motivou e me acolheu num momento difícil. Isso mostrou que seria meu parceiro para a vida toda”, contou. Daniel afirma que o compromisso é prover, amar e dedicar-se integralmente. “Encontrei o amor de toda uma vida”, completou.
Amizade e namoro viram união
Andreia Cristina Gonçalves, 48, dona de casa, e Ednei Reynaldo Trindade, 56, aposentado, mantiveram amizade e namoro por nove anos. Ao descobrir o Casamento Comunitário, decidiram oficializar a união. “Ver-me vestida de noiva é emocionante, pois nunca tinha casado. Estou muito feliz”, disse Andreia. Trindade compartilha a emoção: “Sou apaixonado e nunca me senti tão feliz”.
Preparativos especiais
Antes da cerimônia, as noivas passaram por maquiagem e penteado na Casa da Mulher (Vila Mathias). O FSS doou os vestidos, e uma tarde de fotos eternizou cada detalhe, incluindo o buquê.
Larissa Paz, coordenadora de Políticas para a Mulher, destacou o trabalho da equipe: “Acompanhamos todos os detalhes, desde inscrições e curso preparatório até o alinhamento com o cartório. Todo ano, celebramos histórias únicas e reforçamos que vale a pena investir no amor e na união”.
A iniciativa contribui para o item 10 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Redução das Desigualdades.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.