Caso de sarampo em Santos leva a bloqueio vacinal no Embaré nesta quarta | Boqnews
Foto: Rogerio Bomfim

Saúde

17 DE ABRIL DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Caso de sarampo em Santos leva a bloqueio vacinal no Embaré nesta quarta

Caso foi confirmado pelo Instituto Adolfo Lutz, na última segunda (15)

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Prefeitura de Santos recebeu, na segunda-feira (15), do Instituto Adolfo Lutz, confirmação de caso de sarampo em um menino de um ano, morador do bairro do Embaré.

É o quinto caso registrado na Cidade em 2019 e o terceiro autóctone (adquirido no Município).

Por essa razão, quatro equipes da Secretaria de Saúde farão bloqueio vacinal nesta quarta-feira (17), a partir das 9h, na quadra do bairro que compreende as ruas Castro Alves (82 ao 110); Ministro João Mendes (51 ao 73); Aureliano Coutinho (88 a 106); Benjamin Constant (109 a 151).

No entanto, como prevê o Calendário Nacional de Vacinação, a criança tomou a primeira dose da vacina tríplice (contra sarampo, caxumba e rubéola) em 1º de março, após completar 1 ano.

Os primeiros sintomas apareceram em 4 de abril.

Mesmo sem ter registro de contato com pessoas que estivessem com suspeita da doença nem realizado viagem nos últimos dias.

“A vacina é 95% eficaz quando a criança está com o esquema vacinal completo. Ou seja, 1ª dose com 12 meses e a segunda, aos 15 meses. Outro fator importante é a imunidade de cada pessoa”, afirma Ana Paula Valeiras, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde.

Casos

O primeiro caso de sarampo confirmado em Santos foi em 1º de março. Era passageiro de 21 anos do navio Seaview, morador do Gonzaga (importado).

O segundo, em 8 de março, da servidora que participou da investigação epidemiológica na embarcação e reside na Pompeia (importado).

Por outro lado, o terceiro, em 25 de março, de criança de 4 anos, moradora do Macuco.

Contudo, sem relação direta com o navio (autóctone).

O quarto, em 28 de março, de profissional de saúde, que hoje mora no Rio de Janeiro. Ele atendeu paciente com a doença (autóctone).

Há mais dois casos suspeitos de sarampo em investigação no Instituto Adolfo Lutz.

Portanto, a partir dos primeiros casos de sarampo confirmados, a Secretaria Municipal de Saúde solicitou ao Grupo de Vigilância Epidemiológica, do governo estadual, a liberação de doses extras da vacina para campanha de imunização, autorizada pelo Ministério da Saúde.

O Município recebeu 100 mil doses e intensificou a vacina no público de 15 a 29 anos.

Além da atualização de doses nas pessoas das outras faixas etárias com esquema incompleto.

Em 2019, já foram aplicadas, até ontem, em Santos 103.476 doses da tríplice viral.

Assim, incluindo a vacinação de rotina nas unidades de saúde; bloqueios vacinais no Porto e locais indicados após a confirmação dos quatro casos da doença entre munícipes.

Além da campanha de intensificação.

Onde ir

Quem faz parte do público-alvo da campanha (15 a 29 anos) ou está com o esquema vacinal incompleto – entre 30 e 59 anos – pode ir a qualquer policlínica, de segunda a sexta, das 9h às 16h. É preciso levar documento de identificação com foto e, se tiver, carteira de vacinação e cartão SUS.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.