Centro de pesquisa em SP vai usar IA para auxiliar na prevenção de crimes | Boqnews
Foto: Banco de Imagens Freepik
26 de outubro de 2023

Centro de pesquisa em SP vai usar IA para auxiliar na prevenção de crimes

A Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Fundação Getulio Vargas (FGV) e a Universidade de São Paulo (USP) lançaram na última segunda-feira (23) um centro de pesquisa que utilizará ferramentas de inteligência artificial (IA).

Sendo assim, para orientar a construção de políticas de segurança pública e auxiliar na prevenção de crimes em São Paulo.

O Centro de Estudos em Analytics e Políticas de Segurança (FGV Analytics), que conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), atuará em cima das principais demandas da sociedade recebidas a partir dos canais oficiais do estado.

Desse modo, com os dados será possível construir uma agenda de problemas para que o centro auxilie na construção de soluções a partir da análise e tratamento das informações.

Esses problemas, além de ter a participação de policiais na discussão e tentativa de resolução, agora passam a ter pesquisadores do Centro de Analytics da FGV. A missão é criar um arcabouço de pesquisa que acelere o uso de dados.

Portanto, para estimular o processo decisório no planejamento e na elaboração de políticas públicas.

Desafios

Em 2022, a Polícia Militar recebeu 18 milhões de chamados espalhados em 106 tipos de problemas diferentes relatados. A maioria – perturbação de sossego, averiguação de suspeitos e violência doméstica – concentrou 62% da demanda atendida pelo órgão.

“Boa parte desses crimes têm uma interface digital. Eles começam, terminam ou possuem um processo interno que entra no mundo digital, seja nas redes sociais ou na comunicação ponto-a-ponto”, explicou o coordenador João Henrique Martins, do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da SSP e vice-diretor do FGV Analytics.

“Com o apoio da metodologia e do processo científico da universidade, a gente procura errar menos. E não ser apenas assertivo, mas entregar aquilo que a população precisa no menor tempo e com mais precisão”, completou.

Contudo, outro aspecto salientado é que a universidade ajudará a qualificar a agenda do debate público sobre segurança, que só é possível fazer analisando os dados e aplicando a investigação científica, testando hipóteses e pesquisas controladas.

Dessa maneira, o diretor do FGV Analytics, João Luiz Becker, destacou que a criminalidade é extensivamente estudada pela academia. “Entretanto, a prevenção e redução de crimes são de difícil obtenção, pois exigem um profundo entendimento da complexa estrutura e dinâmica dos fatos”.

Além disso, ainda conforme o pesquisador, “os últimos desenvolvimentos em ciência de dados e aprendizagem de máquinas oferecem novas maneiras de prever a incidência de crimes e entender os impactos de características da sociedade e dos indivíduos no comportamento criminoso”, declarou.

Cracolândia é o primeiro tema de estudo para o FGV Analytics

A primeira demanda que será estudada pelos pesquisadores que compõem o centro de análises é o desenvolvimento de um sistema de monitoramento e de avaliação da região das cenas abertas de uso, popularmente conhecida como Cracolândia, no centro de São Paulo.

A intenção do trabalho conjunto é entender qual o tamanho real da população de adictos, das pessoas em situação de rua, identificar aqueles que se dedicam à mendicância, entre outros.

Conforme os integrantes do FGV Analytics, é necessário diferenciar esses públicos e mensurar isso diariamente. “Assim, será possível saber se as políticas colocadas em curso estão tendo seu efeito desejado”, indicou Martins.

As informações levantadas durante a análise serão devolvidas para as agências que atuam em campo, como as polícias, secretarias de saúde e de assistência social, entre outras, para que consigam construir um sistema de informações a partir dos dados gerados com o uso de inteligência artificial. Para isso, serão utilizadas imagens captadas no local com o uso de drones, por exemplo.

O FGV Analytics, que incluirá redes de pesquisadores nacionais e internacionais e processos de inovação aberta, irá acompanhar a incorporação de novas ferramentas e tecnologias.

Dessa forma, para avaliar o impacto na atividade policial e maximizar os benefícios do uso dessas tecnologias no dia a dia dos agentes de segurança.

Ataques em escolas

Ainda conforme o coordenador do CICC, o convênio entre a SSP e a FGV prevê o estudo de outros temas de relevância social. A proteção digital das escolas também está no escopo dos pesquisadores.

A ideia é que com o uso de algoritmos seja possível descobrir agressores ativos antes dos ataques ou no levantamento de informações que auxiliarão nas investigações.

Contudo, outro ponto a ser abordado é a identificação dos chamados replicadores.

Sendo assim, aquelas pessoas que criam uma percepção de pânico com notícias falsas sobre supostos novos ataques.

“É um desafio grande porque estamos falando do meio digital em seus vários canais. Então precisamos de um trabalho de avaliação da comunicação que dê indícios de que um atirador ativo está prestes a se formar, seja porque propaga esses conteúdos, seja porque é vítima de bullying, e identificar elementos de radicalização”, comentou.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.