Cerimônia celebra 26 anos de avanço da corporação | Boqnews

Cidades

16 DE AGOSTO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Cerimônia celebra 26 anos de avanço da corporação

A implementação de pistolas não letais, plano de carreira e convocação de 60 novos agentes aprovados em concurso público, que se somarão aos 400 atuais da corporação. Esses foram os investimentos destacados na segunda-feira (15), durante cerimônia comemorativa aos 26 anos da Guarda Municipal, realizada no Mercado. Com direito a bolo e parabéns, a solenidade […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A implementação de pistolas não letais, plano de carreira e convocação de 60 novos agentes aprovados em concurso público, que se somarão aos 400 atuais da corporação. Esses foram os investimentos destacados na segunda-feira (15), durante cerimônia comemorativa aos 26 anos da Guarda Municipal, realizada no Mercado.


Com direito a bolo e parabéns, a solenidade contou com autoridades civis e militares, além de alunos da escola Maria Helena Roxo.


Instrumento de defesa para evitar situações de risco, as pistolas foram doadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. São 35 armas não letais, a serem utilizadas a partir de outubro. Chamada taser, libera descarga elétrica, provocando a perda momentânea de movimentos. Neste mês, os funcionários farão exame psicotécnico e os aprovados serão treinados pela Polícia Militar.


“Ainda este ano será consolidado o plano de cargos, salários e carreira, que dê perspectivas de futuro à corporação. A sociedade exige servidores comprometidos. E este é o melhor momento da Guarda Municipal”, disse o prefeito João Paulo Tavares Papa.


O secretário de Segurança, Renato Perrenoud, citou a implementação de base compartilhada com a Polícia Militar na área continental, a exemplo do que acontece desde o início do ano na Praça dos Andradas (Centro Histórico); e a instalação de GPS a partir de setembro. “Segurança pública é uma área complexa e Santos é diferenciada nas estatísticas e no sentimento de segurança”.


A comemoração teve ainda homenagens a vereadores, à Base Aérea de Santos e ao guarda municipal Manoel Rodrigues, 63 anos, que receberam a medalha Oswaldo Justo. “Isso é muito gratificante. Nesta profissão, temos que ter diplomacia para lidar com o público”, disse o GM na corporação desde a sua fundação. Exibição de vídeo sobre a Guarda e apresentação de Alex Musical Show também marcaram a festa.


24 horas
O SIM (Sistema Integrado de Monitoramento), em conjunto com a PM e CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), é relevante para redução da criminalidade. Desde 2006, 29 câmeras monitoram a cidade e com isso a incidência de roubo nos locais onde estão instaladas diminuiu 70%.


São cerca de 19 mil intervenções. As imagens gravadas também têm outra utilidade: servir de subsídio para a Justiça e polícia.


Forças-tarefa
Importante força-tarefa é a Operação de Prevenção ao Crack, com apoio da PM e CET. Desde 2005, vigora o programa Guardião Cidadão, formado por 190 jovens, que recebem bolsa de um salário mínimo e meio e auxiliam a GM.


São capacitados pela USP, Unifesp e Secretaria de Educação, sobre prevenção às drogas, primeiros socorros e curso de gás, petróleo e logística.


Outras conquistas: canil, parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública com convênios visando à capacitação e equipamentos para GM, e apoio de 13 viaturas, seis motos e 12 bicicletas, além de rádios de comunicação.


Um dos guardas mais antigos ocupa a função de sub-comandante. Há 25 anos e seis meses na profissão, Raimundo dos Santos Ferreira diz que a criação da Seseg foi um divisor de águas. “Deu uma alavancada no nosso trabalho. A corporação está mais profissionalizada”.


Programação
As comemorações seguem nesta terça (16), às 19 horas, com sessão solene na Câmara Municipal; e quarta-feira (17), às 9 horas, na OAB – Santos (Praça José Bonifácio, 55), com o seminário Planejamento Estratégico e Auditoria Interna nas Guardas Municipais.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.