CET e PM aumentam efetivo nas ruas | Boqnews
Rogério Bomfim/PMS

Santos

18 DE DEZEMBRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

CET e PM aumentam efetivo nas ruas

Até 8 de janeiro de 2017, a faixa exclusiva do corredor de ônibus da Avenida Costa será desativada das 6h às 9h e das 17h às 20h.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
PMs que participaram da formatura há algumas semanas irão iniciar as atividades na Operação Verão, que começa nesta segunda no litoral

PMs que participaram da formatura há algumas semanas irão iniciar as atividades na Operação Verão, que começa nesta segunda no litoral paulista. Foto: Divulgação

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implantará, a partir de segunda-feira (19) até 5 de fevereiro de 2017, a Operação Verão – Trânsito Seguro 2016/2017. Ação reunirá múltiplas ações visando assegurar melhor conforto, segurança e mobilidade dos motoristas, pedestres, motociclistas . O mesmo ocorrerá com a Polícia Militar e a Guarda Municipal.

No tocante à PM, a Cidade contará com mais de 900 policiais militares nas ruas, entre o atual efetivo de 630 soldados e o reforço de outros 323, e a Guarda Municipal ampliará de 90 para 240 o número de integrantes no patrulhamento da orla.

“O policiamento será reforçado nos locais de visitação turística, como as praias e o Centro Histórico. Mas as patrulhas ordinárias ocorrerão em todas as regiões”, explica o tenente coronel João Alves Diniz Neto, comandante da PM em Santos. Segundo ele, 17 viaturas da PM serão deslocadas para a orla, com 10 delas posicionadas em pontos estratégicos e outras sete em patrulhamento.

 

Guarda Municipal

Já a GM terá 15 viaturas e seis motos em patrulha pela avenida da orla ou estacionadas próximas aos canais e em locais como o emissário submarino, Posto 2, Fonte do Sapo (Aparecida) e o Aquário (Ponta da Praia). Na Praça Santo Antônio do Embaré, em frente à Igreja e aos quiosques, ficará o ônibus do programa Crack é Possível Vencer. Durante o esquema especial, a corporação vai percorrer a faixa de areia em seis quadriciclos e o calçadão em oito triciclos elétricos. No mar, um bote ajudará a fiscalização da Capitania dos Portos.

Os munícipes e turistas que precisarem acionar a Guarda Municipal na orla podem procurar 24 horas o posto de atendimento montado na Ilha Criativa (antiga Ilha de Conveniência – Boqueirão, na direção da Av. Conselheiro Nébias). Outra opção é o telefone 153. Todo o trabalho de segurança terá ainda o apoio das 577 câmeras do Sistema Informatizado de Monitoramento (SIM), da Prefeitura, distribuídas por toda a Cidade.

Fiscalização em vias públicas será reforçada para evitar abusos dos motoristas

Fiscalização em vias públicas será reforçada para evitar abusos dos motoristas. Foto: Rogério Bonfim/PMS

Trânsito

Um conjunto de operações envolvendo fiscalização de trânsito, liberação de corredores viários, alterações semafóricas, câmeras de monitoramento e auxílio de travessias mobilizará cerca de 130 operadores da CET.

Distribuídos por equipes em pontos estratégicos, atuarão com a ajuda de sete veículos, duas picapes, quatro Kombis, 18 motos, quatro bicicletas, além de equipamentos de radiocomunicação.

Até 8 de janeiro de 2017, a faixa exclusiva do corredor de ônibus da Avenida Costa será desativada das 6h às 9h e das 17h às 20h. Também não funcionarão as faixas preferenciais das avenidas Conselheiro Nébias e Bernardino de Campos, no horário das 17h às 20h.

Natal

Com a aproximação da Natal, a iniciativa ajudará a travessia de pedestres perto dos principais centros de comércio dos bairros do Gonzaga, Boqueirão, Centro e Aparecida, das 10h às 22h.

Agentes da CET percorrerão os principais locais com motos e viaturas, sistematicamente, para eliminar, no menor intervalo de tempo possível, eventuais interferências que possam prejudicar as condições de segurança e fluidez.

Réveillon

Já nos festejos do novo ano, a Operação Réveillon terá início da zero hora do dia 31 de dezembro, com a proibição de estacionamento de veículos da orla, entre as avenidas Washington Luís (canal 3) e a Conselheiro Nébias (sentido José Menino-Ponta da Praia).

A partir das 21h, será efetuado o bloqueio da praia (sentido Ponta da Praia), desde a Avenida Pinheiro Machado (canal 1) até a Rua Carlos de Campos e, no sentido oposto, no mesmo trecho, a partir das 23h. A CET monitorará a travessia de pedestres.

As avenidas Martins fontes e Nossa Senhora de Fátima, principais vias de acesso ao Município, contarão com rotas específicas de monitoramento. Haverá acompanhamento operacional nos principais cruzamentos entre 7h e 9h e 17h e 21 h.

Reforço na orla

A partir de segunda-feira, a CET terá uma presença mais intensa na orla. Diariamente, das 9h às 20h, será reativado o monitoramento com bicicletas, utilizando a ciclovia.

Agentes orientarão ciclistas e disciplinarão o trânsito de veículos autorizados a circular na faixa arenosa, para evitar abusos.

Também haverá alteração do funcionamento dos semáforos na orla. Eles passarão a operar em amarelo piscante, das 2h às 5h, devido ao aumento de pedestres na orla e da ampliação do horário de lazer no período de verão.

Serviço

A CET disponibiliza o telefone 0800-7719194 (funcionando 24 horas) para ligações gratuitas e comunicação de emergências e informações sobre o trânsito.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.