Chorinho no aquário ganha reconhecimento e apoio de empresas portuárias | Boqnews
Foto: Divulgação

Cultura

01 DE MARÇO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Chorinho no aquário ganha reconhecimento e apoio de empresas portuárias

Apresentações acontecem todos os sábados, a partir das 18h, na Praça Luiz La Scala, na Ponta da Praia

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O projeto cultural que mora no coração da Cidade, o Chorinho no Aquário, começa o mês com novidades.

Durante todo este ano, o projeto terá o apoio de três importantes empresas do setor portuário. Sendo elas Santos Brasil, Terminais AGEO e Santos Port Authority (SPA), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Desse modo, a apresentação que abre a programação especial traz três nomes consagrados da região.

Sendo assim, no próximo sábado, dia 4, o grupo Aqui tem Choro, a cantora e compositora Monna e participação especial de dona Elenira Ribeiro.

O Chorinho no Aquário é uma realização da Organização Social Associação dos Artistas e da Prefeitura de Santos, pela Secretaria de Cultura.

Progresso 

As parcerias com empresas patrocinadoras possibilitarão diversificar e reforçar ainda mais a programação, valorizando os melhores artistas da Cidade e trazendo também nomes de todo Estado e também de outras regiões do País, garantindo acesso cultural de qualidade ao público.

“É fundamental o apoio da iniciativa privada. A arte não gera apenas alegria e lazer, mas também gera receita e renda, movimentando uma cadeia criativa e produtiva muito grande,” destacada pelo secretário municipal da pasta, Rafael Leal.

Essa linha de trabalho é defendida pela Santos Brasil. Com isso, a empresa é signatária do Pacto Global da ONU desde 2013 e tem o compromisso de contribuir ativamente para a conservação do meio ambiente e para o desenvolvimento humano. Sendo assim, vai patrocinar neste ano 41 projetos por meio de leis de incentivo municipais e federais nas seis cidades onde mantém operações no País, entre elas Santos e Guarujá.

“É com muita alegria e satisfação que apoiamos o Chorinho do Aquário, uma das mais tradicionais atividades artísticas de Santos, reconhecida nacionalmente. O projeto, além de difundir e promover o resgate desse estilo musical tão brasileiro, é uma grande vitrine para os artistas locais e inspiração para quem quer seguir na música. Essa proposta vai ao encontro do que defendemos, pois acreditamos que a inclusão social por meio da cultura pode transformar a realidade de muitas pessoas”, diz Béatrice de Toledo Dupuy, gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade.

A parceria para este ano também inclui como contrapartida social 10 (dez) palestras, oficinas musicais e ações com músicos de renomes nacionais em escolas públicas e entidades socioculturais de Santos e região.

 

O projeto

 

Em mais de 15 anos de existência já ultrapassou 500 apresentações musicais totalmente gratuitas, cumprindo o objetivo de fortalecer a divulgação do choro, primeiro estilo musical genuinamente brasileiro.

Por ele já passaram grandes nomes do gênero, como Euclides Marques, As Choronas, Alexandre Ribeiro, Filó Machado, e muitos outros.

O público é cativo e teve seu recorde em 2008, com a apresentação do grupo Demônios da Garoa. Com isso, muitas personalidades do mundo da música, política e jornalismo também já prestigiaram como o diplomata Celso Amorim, o jornalista e crítico musical Sérgio Cabral e o músico e presidente do clube do choro da Itália, o bandolinista Marco Ruviaro.

 

Sábado (4)

 

Desse modo, para marcar a estreia dessa parceria, a cantora e compositora Monna e o tradicional grupo Aqui tem Choro vão apresentar o espetáculo Noites Cariocas, inspirado no chorinho de mesmo nome, de Jacob do Bandolim.

Além disso, o repertório é um convite a revisitar a memória afetiva do cancioneiro popular nacional, trazendo composições de Tom Jobim, Chico Buarque, Ary Barroso, Paulinho da Viola, Lupicínio Rodrigues e outros grandes nomes.

O Aqui tem Choro é composto por:  Paulinho Ribeiro no cavaquinho, Arizinho 7 Cordas no violão, Nino Barbosa no pandeiro e Carlos Toledo na flauta. Dessa forma, o grupo teve seu primeiro trabalho autoral gravado em 2014 e no ano seguinte representou a Baixada Santista no Mapa Cultural Paulista. Dá voz ao espetáculo a cantora, compositora e instrumentista Monna.

A artista tem em suas raízes a ambiência nordestina e o conservatório de música clássica, unindo o popular ao erudito, em perfeita combinação. Além disso, neste ano está em processo de gravação e lançamento do EP Meu Norte Latino, onde promove verdadeiro intercâmbio sonoro e cultural, passeando pela junção de diversos ritmos.

Uma convidada muito especial é também atração da data, a cantora e compositora dona Elenira Ribeiro. Que participou de encontros nacionais de compositores de samba figurando entre as finalistas ao lado de nomes como Noel Rosa, Candeia e João Nogueira. sendo assim, em 2009 ganhou o prêmio Brás Cubas por sua contribuição à cultura, e em 2010 venceu o concurso nacional Talentos da Maturidade, do Santander. Suas canções autorais estão reunidas no CD Segredo.

 

Onde fica 

 

Projeto Chorinho no Aquário

Local: Praça Vereador Luiz La Scala – Aquário Municipal – Ponta da Praia – Santos -SP

Dia/Horário: todos os sábados, das 18 às 19h30

Instagram – @chorinhonoaquario 

www.facebook.com/chorinhonoaquario

Entrada gratuita

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.