cidades

Cidade guarda mais de 1000 documentos perdidos

(*) por Carina Seles Cerca de 1.100 documentos pessoais como RG, CPF, título de eleitor, Carteira de Habilitação, cartão de…

18 de Maio de 2009 - 18:57

Da Redação

Compartilhe

(*) por Carina Seles


Cerca de 1.100 documentos pessoais como RG, CPF, título de eleitor, Carteira de Habilitação, cartão de crédito, até Certidão de Nascimento e contas a pagar podem ser encontrados nos principais pontos de achados e perdidos da Cidade – Prefeitura, Correios, CET e Terminal Rodoviário. Eles estão à espera do seu titular num período de 60 dias, como no caso dos Correios. Após esse período, eles voltam ao seu órgão emissor.



A prefeitura da cidade é o local onde há a maior parte deles. No final do ano passado, eram 798 documentos. Hoje, está em torno de 900. Segundo a Secretaria Municipal de Segurança (Seseg), normalmente se o titular for morador da Cidade, em 48 horas o documento é recuperado. No entanto, há documentos de turistas que não foram entregues há mais de quatro meses.



O RG é o campeão do ranking dos “perdidos”. De acordo com a secretaria, ele representa mais da metade e frequentemente é encontrado nos três principais pontos comerciais da Cidade – praias, Bairro do Gonzaga e Centro.



Já o setor de achados e perdidos da Estação Rodoviária de Santos afirmou que o volume de carteiras de motorista perdidos equivale ao de RG, encontrados por funcionários e seguranças do local. A estudante Camia dos Santos, que tinha perdido RG e CPF no final de janeiro, encontrou-os na prefeitura, quase um mês depois, após lembrar-se que não os tinha visto desde sua ida ao Centro. ” Se não encontrasse na Prefeitura teria que fazer segunda via”, disse.



Sem esses documentos, o cidadão fica impedido de abrir conta no banco, tirar passaporte, realizar prova de Concurso Público, fazer compra financiada (no caso se for CPF), votar (Se for título de eleitor) e até dirigir (se for CNH).



Onde encontrar:
– Secretaria Municipal de Segurança
Praça Mauá s/nº – 5° andar
Centro – Santos/SP
Tel:(13)3201-5190


– Terminal do Valongo/ CET: Av. Rangel Pestana, 126 – Vila Mathias


– Correios ( central): Rua Cidade de Toledo, 41 – Centro Santos


– A Tribuna: O setor de pesquisa fica na Rua General Câmara, 100 – Centro / Santos.


 


(*) Aluna do curso de Jornalismo da Universidade Santa Cecília


 

LEIA TAMBÉM: