Cidade participa do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias
Nesse sábado (19), Guarujá vai participar do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, ação voluntária promovida em diversos países desde 1986.
Oito praias receberão brigadas de voluntários, que vão contribuir com a preservação do meio ambiente ao recolher e catalogar diversas categorias de resíduos encontrados nos balneários.
As ações de limpeza vão ocorrer simultaneamente nas praias de Guaiúba, Tombo, Astúrias, Pitangueiras, Enseada, Perequê, Pernambuco e Sangava, além de áreas de manguezal no bairro Conceiçãozinha, a partir das 9h. As brigadas de voluntários serão orientadas por coordenadores treinados e vão receber sacolas plásticas e fichas para a catalogação dos materiais recolhidos.
Quem quiser participar do Dia de Limpeza deve comparecer ao posto de salvamento dos Bombeiros em qualquer uma das praias indicadas às 9h do sábado, levando consigo um par de luvas para limpeza doméstica (luvas cirúrgicas não são recomendadas para esta atividade).
Já estão confirmadas para o evento brigadas de voluntários mobilizadas pelas entidades organizadoras, além de grupos provenientes de escolas municipais e estaduais, escoteiros e projetos sociais atuantes em Guarujá. A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 800 voluntários em toda a cidade.
Uma das apoiadoras do evento desde 2003, a universidade Unaerp – Campus Guarujá administra com outras entidades um Centro de Reabilitação de Animais Marinhos na cidade, que revela a problemática da destinação incorreta de lixo. “Os resíduos no mar confundem as tartarugas e lobos marinhos, que ingerem esses materiais pensando em se tratar de alimento e colocam em risco sua sobrevivência. Daí a importância educativa da ação, que promove a conscientização das pessoas e a manutenção do ecossistema”, esclarece o coordenador de Relações Institucionais da Universidade, Luiz Augusto de Lima Silva.
Bitucas de cigarro e canudinhos são os resíduos mais recolhidos nas ações do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Mas sacolas plásticas e embalagens de alimentos compõem uma parcela expressiva dos detritos encontrados nas praias e rios, fato que para a Dow reforça a necessidade de sensibilizar as pessoas e promover hábitos apropriados entre os consumidores.
“Como uma Companhia líder mundial na produção de polietileno, o mais utilizado dos plásticos, temos uma preocupação adicional com a conscientização dos consumidores a respeito do uso e destinação correta dos plásticos. Além de um material acessível, resistente e altamente vantajoso para inúmeras aplicações, especialmente em embalagens flexíveis de alimentos, o plástico é reciclável mecanicamente e tem altíssimo potencial de reciclagem energética. Poucas pessoas sabem, mas um quilo de plástico tem o mesmo potencial energético de um quilo de óleo diesel. Por isso, o plástico precisa ser destinado corretamente. Definitivamente, seu lugar não é nas praias ou rios”, explica Eliezer Maldonado, diertor comercial de Plásticos Básicos da Dow Brasil.