Cidades da Baixada usam a criatividade na divulgação da vacinação para jovens | Boqnews

Covid-19

17 DE AGOSTO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Cidades da Baixada usam a criatividade na divulgação da vacinação para jovens

Bom humor na divulgação dos locais de vacinação tem feito sucesso nas redes sociais

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A chegada da vacinação em massa contra a Covid-19 para os grupos mais jovens, fez com que as prefeituras usassem a criatividade para chamar a atenção deste público.  

Afinal, uma das maiores preocupações das autoridades e dos médicos é a abrangência da imunização para esta faixa etária, haja visto que eles acabam saindo mais de casa, assim podem ser infectados e aumentar o ciclo de contágio da doença. 

Dessa forma, diversas prefeituras usaram estratégias nas redes sociais para alcançar o maior número de jovens, foi uma carta na manga, pois tecnologia e juventude têm tudo a ver. 

Entretanto, a divulgação não ficou restrita a uma arte com os horários e os locais para a vacinação.

Assim, foi preciso usar uma linguagem diferente para a informação chegar a todos. 

A medida deu certo, as publicações das prefeituras viralizaram.

Alguns dos principais destaques foram as cidades da Baixada Santista. 

Guarujá 

A cidade que mais inovou no quesito criatividade foi Guarujá.

Tudo começou quando a Prefeitura trocou a palavra jovens por “xóvens” de 30 anos.

A primeira arte que chamou a atenção foi para o público de 23 anos, com a mensagem ‘se liga’.

Logo na sequência para as pessoas de 22 anos, com a chamada o ‘pai tá on”, gíria popular entre os jovens. 

Filmes

Com o tempo, as publicações passaram a ficar ainda mais criativas, com elementos que fazem parte do cinema.

A divulgação da vacinação para o público de 20 anos contou com uma analogia ao bilhete premiado do filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”. 

Uma das postagens que mais chamaram a atenção foi o “Parque dos Vacinados”, uma alusão ao clássico “Jurassic Park”. 

“A vacina da cura foi extraída do âmbar de árvores milenares e será aplicada pelos nossos ‘cientistas’. Se as ações do filme acontecem na Isla Nublar, a vacinação para o público de 18 anos acontece na Ilha de Santo Amaro”, informou a Prefeitura de Guarujá nas redes sociais. 

Outros filmes que foram lembrados pela equipe de comunicação do município foram “Harry Potter” e “Vingadores”.

Assim, o município segue inovando, recentemente houve uma postagem para a conscientização da conclusão do esquema vacinal, com o slogan “De Volta para a Segunda Dose”, relembrando o filme “De Volta para o Futuro”. 

Questionada sobre o sucesso das divulgações, a Prefeitura de Guarujá emitiu a seguinte nota.

“Primeiro sempre temos a preocupação em informar a população. Por isso, além dos posts mais informais, sempre publicamos em horários próximos um conteúdo mais sério e com todas as informações sobre a vacinação. Quanto a linguagem informal, ela deu maior engajamento nas redes sociais e consequentemente a ampliação da mensagem. Vimos que pessoas de várias partes do país comentaram ou compartilharam as postagens elogiando a criatividade”.

Outras cidades

Recentemente a Prefeitura de Santos também tem usado o bom humor para informar a população sobre a vacinação. 

A postagem do início da imunização dos adolescentes contou com a vinheta do Plantão da Globo. 

Enquanto Bertioga resolveu fazer um trocadilho, em vez de “Procurando Nemo”, a comunicação do município postou “Procurando Você” para informar o agendamento da imunização dos adolescentes. 

São Vicente também entrou na brincadeira com a mensagem de um bem-te-vi, avisando que a vacinação de adolescentes na cidade foi antecipada.

Vale ressaltar que para os públicos anteriores, a Prefeitura colocava alguns dos cartões postais do município na arte. 

Outra cidade que usou a criatividade foi Mongaguá com a foto do Homem Aranha e a frase “partiu postinho”, a equipe de comunicação informou a data e o horário da vacinação  para o público de 18 a 24 anos. 

Objetivo

De acordo com a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda da Unisanta, Giovanna Capomaccio, a criatividade faz parte do cotidiano deste meio da comunicação.

“O profissional tem a tarefa de conhecer seu público-alvo, que chamamos de target, por meio de pesquisas, comportamento, hábitos de mídia e consumo, preferências entre outros, para poder iniciar o processo criativo. Dessa forma, é feito o brainstorming (tempestade de ideias) para depois selecionar as ideias mais aderentes ao pedido de criação, por exemplo, a campanha de vacinação junto ao público jovem. E com isso, é discutida internamente entre a equipe de criação para assim definir a ideia que será apresentada ao cliente para aprovação e publicação, divulgação ao público-alvo”, explicou Giovanna.

Além disso, ela frisou que  segundo dados da ComScore Media, 43,1% da faixa etária que acessam as redes sociais são de 15 a 34 anos, sendo estes, 52,7% da Região Sudeste e 27,6% somente do Estado de São Paulo, o que confirma a estratégia de utilização das redes sociais.

Polêmica

No município de Sobral no Ceará, a Prefeitura chamou o público de 20 anos para receber a vacina com uma arte do Grupo RBD, sucesso dos anos 2000.

Entretanto, o cantor e ator Christopher von Uckermann reclamou do uso de sua imagem na publicação. Na sequência, a Prefeitura ironizou e colocou a foto do Zé Gotinha por cima do cantor.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.