Cidoc orienta compras para o Dia das Mães | Boqnews

Cidades

23 DE ABRIL DE 2009

Cidoc orienta compras para o Dia das Mães

       Com a proximidade do ‘Dia das Mães’, muitos consumidores esquecem de detalhes na compra dos presentes que podem gerar uma grande dor de cabeça. Segundo o Cidoc (Departamento de Informação, Defesa e Orientação ao Consumidor), o setor campeão em reclamações é o de vestuário, seguido pelo de eletrodomésticos.       Por isso, o órgão dá […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

 
      Com a proximidade do ‘Dia das Mães’, muitos consumidores esquecem de detalhes na compra dos presentes que podem gerar uma grande dor de cabeça. Segundo o Cidoc (Departamento de Informação, Defesa e Orientação ao Consumidor), o setor campeão em reclamações é o de vestuário, seguido pelo de eletrodomésticos.
      Por isso, o órgão dá dicas para aproveitar as compras sem problemas. Uma delas é criar o hábito de exigir nota fiscal. Sem o documento é difícil comprovar a compra e exigir direitos. O ideal é guardá-la até o término da garantia do produto.
      A  troca, motivo de muitas reclamações, é um direito quando o produto apresenta defeito. A garantia mínima é de 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para bens duráveis. Alguns estabelecimentos trocam mercadorias em outros casos; no entanto, essa informação deve constar no cupom fiscal ou na loja. Caso o consumidor não encontrar o produto em questão, pode ser reembolsado.
     A lei determina que os itens também da vitrine tenham seus preços em local visível, discriminando o total à vista, a prazo e as demais formas de
pagamento. Em caso de produtos variados, o Cidoc sugere que o valor seja negociado previamente.
     Se houver dois preços da mesma mercadoria, prevalece o mais barato. Caso haja desrespeito às garantias, deve ser feito um BO (Boletim de Ocorrência) na Polícia Militar e acionar o Cidoc, comprovando o fato.
     Orientações e reclamações podem ser feitas no Cidoc pelo (13) 3202-1899, ou no posto do Poupatempo (Rua João Pessoa, 246 – Centro Histórico), de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 14h.


 


 


(*) Com informações da Secretaria de Comunicação de Santos

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.