Foto: Divulgação

Saúde

07 DE OUTUBRO DE 2021

Clínica-Escola de Enfermagem da Unaerp Guarujá alerta sobre prevenção ao câncer

Espaço de atendimento gratuito ao público na Unaerp reforça orientações no Outubro Rosa e Novembro Azul

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Nesses meses de outubro e novembro, a Clínica-Escola Elmara Bonini da Unaerp Guarujá está com colorido todo especial.

Os pacientes irão encontrar a área de atendimento ao público toda decorada com as cores das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul.

Lacinhos e balões em tons de rosa e azul despertam para a prevenção e combate ao câncer de mama, câncer de colo uterino e ao câncer de próstata.

A decoração foi preparada por estudantes de Enfermagem, para que as pessoas se sintam acolhidas nessa ação de educação em saúde.

“É para chamar a atenção dos pacientes e também dos alunos a se cuidarem, porque o autocuidado é muito importante”, destaca a aluna Camila Romão. A estudante Yasmim Bonfim também acredita que a conscientização é primordial, principalmente para os homens. “Nossa intenção é orientá-los sobre o câncer de próstata, mas também que existe o câncer de mama masculino”.

O cuidado e a prevenção devem ser feitos ao longo do ano,e a Clínica atua nesse sentido, como reforça a coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Dra. Luciane Ferreira do Val.

“A Clínica-escola da Unaerp exerce o papel da promoção em saúde e prevenção das doenças, fortalecendo a atenção primária à saúde do sistema único de saúde (SUS), e a decoração serve para alertar sobre o câncer que é um problema de saúde pública em nível nacional.”

Consultas

A Clínica-escola da Unaerp Guarujá atende aos públicos de todas as idades: criança, adulto, idoso e na área de Saúde da Mulher, e intensifica nesses meses as orientações preventivas a essas patologias.

As consultas são realizadas por professores e alunos dos cursos de Enfermagem e Medicina com prática humanizada, voltadas aos moradores de Guarujá.

Para utilizar o serviço é necessário fazer agendamento pelo telefone (13) 3398-1086, de segunda à sexta-feira das 9h às 13h e das 14h às 17h. O endereço da Unaerp é Av. Dom Pedro I, 3300, Enseada, em Guarujá.

A Clínica-escola integra a rede de serviços do Núcleo de Projetos Sociais da Universidade, com apoio da Fundação Fernando Lee.

Câncer

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no ano passado mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama, sendo o que mais acomete a população feminina brasileira e o câncer que mais mata mulheres.

Já o câncer de colo uterino, ou câncer cervical, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Em relação ao câncer de próstata, dados do INCA apontam que é o segundo mais comum entre os homens, e com maior incidência entre o público da terceira idade, pois cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.