Com 103 anos, idosa em Praia Grande supera a Covid-19 | Boqnews
Foto: Arquivo Pessoal

Superação

23 DE ABRIL DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Com 103 anos, idosa em Praia Grande supera a Covid-19

A vacina foi fundamental para Maria do Carmo superar o coronavírus

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Prestes a completar 104 anos, Maria do Carmo venceu uma das batalhas mais importantes de sua vida. Ela conseguiu superar a Covid-19 e já está em casa após ficar internada em um hospital em Praia Grande.

Sua filha Rita citou que os sintomas começaram na segunda quinzena de março. No início, ela pensou que fosse uma gripe. Porém, com o passar dos dias, os sintomas continuaram e assim foi preciso chamar uma ambulância.

Para surpresa de Rita, os médicos informaram que o quadro de Maria se tratava da Covid-19 e 70% do pulmão já estava comprometido

“Foi difícil, fiquei preocupada e nervosa, mas tive muita fé que ela conseguiria a recuperação”, contou Rita.

Maria do Carmo foi internada no Hospital de Campanha Falcão por 4 dias e depois foi transferida para a UTI do Hospital Irmã Dulce.

Com mais de 100 anos, a recuperação da idosa chamou a atenção da equipe médica, já que Maria apresentou uma ótima evolução e não precisou ser intubada.

Um dos motivos para a recuperação de Maria foi a boa saúde da paciente que não tem nenhuma comorbidade, além dos efeitos da vacina contra a Covid-19, pois ela já havia tomado as duas doses da vacina Coronavac.

A filha Rita destacou que a vacina salvou sua mãe. “É um apelo que eu faço para todos serem imunizados. Não sei se teria chances de ver minha mãe novamente, caso ela não fosse vacinada e pegasse o vírus”, salientou Rita.

Em casa há duas semanas, Maria do Carmo ainda está se recuperando da Covid. Na próxima semana, ela vai iniciar sua fisioterapia. Após o susto, o momento agora é de felicidade.

Maria do Carmo irá completar 104 anos em maio/ Foto: Arquivo Pessoal

História de vida

Maria do Carmo nasceu no povoado de Pesqueira, em Pernambucano no dia 19 de maio de 1917, ano marcado pelos conflitos da Primeira Guerra Mundial. Em âmbito local, foi o mesmo ano da fundação da Portuguesa Santista.

Logo nos primeiros anos de vida, Maria presenciou a pandemia da Gripe Espanhola, que assim como a Covid-19, deixou milhares de mortes.

Sempre ativa, a jovem Maria quebrou os paradigmas e as tradições da época, saindo de casa aos 19 anos para morar sozinha. Ao longo de sua vida, ela adotou 12 filhos, sendo Rita a mais nova, inclusive é a caçula que mora com a mãe. No total, ela tem mais de 40 netos, 30 bisnetos e até tataranetos.

Na entrevista, Maria do Carmo fez questão de destacar que ama todos os filhos. Questionada sobre a fórmula do bem estar aos 103 anos, ela contou que o segredo é a alimentação “Como só alimentos naturais, adoro arroz, feijão e cuscuz, de vez em quando é sempre bom tomar um vinho”, enfatizou. Assim, com o amor dos familiares, Maria do Carmo pretende aproveitar ainda mais a vida.

Maria do Carmo e sua filha Rita/ Foto: Divulgação

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.