Com a instalação do canteiro de obras e início remoção da grama, já começaram as intervenções para a revitalização da praça localizada na confluência das avenidas Rei Alberto I e General San Martin (canal 7), na Ponta da Praia. O local receberá o nome Duas Rodas, em homenagem aos ciclistas e motociclistas.
Dois monumentos em fibra de vidro, assentados sobre base de concreto revestido em granito, estarão em destaque.
Dessa maneira, posicionados nas extremidades da praça, nas faces voltadas para a Avenida Rei Alberto I. “Na base de cada um serão gravados cerca de 60 nomes, em homenagem aos atletas campeões da Cidade”, adiantou Wagner Ramos, titular da Seinfra (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos).
A escultura alusiva ao motociclismo, com 1,51m de altura, 2,31m de largura e 0,72m de profundidade, terá pintura na cor bronze. Enquanto a referente ao ciclismo, com pintura de efeito cromo, terá, respectivamente, 1,51m, 1,5m e 0,6m. A primeira ficará instalada do lado esquerdo da praça e a outra, do lado direito, na face voltada para a Avenida Rei Alberto I, sentido praia-Centro.
Ambas ficarão sobre uma faixa de asfalto preto, com sinalização de solo arrematada por faixa zebrada, simulando uma pista, em um total de 68m². O espaço, com 706,5m², ganhará novas calçadas, guias, sarjetas, jardins, iluminação reforçada e projeto paisagístico especial.
Homenagem
A peça escultural em homenagem aos motociclistas terá detalhe especial: “Será uma réplica do troféu Real Console Generale D’Italia di San Paolo (Real Cônsul Geral da Itália), conquistado em 1937 pelo piloto santista Luiz Bezzi, campeão brasileiro por sete vezes e vencedor de mais de 140 provas”, prosseguiu o secretário. De autoria do artista italiano Galileo Emendabile, esse troféu mostra a figura de um piloto em ação, em cima de uma moto invisível, só com as rodas aparentes. Emendabile também é o autor dos monumentos Obelisco e Duque de Caxias, na capital.
O titular da Seinfra lembra ainda que, graças a tantas vitórias, Santos ficou conhecida como a ‘capital do motociclismo brasileiro’. Além disso, Bezzi, que faleceu em 1991, aos 84 anos de idade, também teve atuação decisiva para a fundação, em 1933, do Santos Moto Clube.
Projeto
O projeto da Praça Duas Rodas prevê a construção de 310m² de piso em concreto desempenado. Além de 95 metros lineares de guia pré-moldada e igual metragem de sarjetas. Além da instalação de 11 bancos de concreto e dois bicicletários, cada um para cinco veículos. Haverá também o plantio de 150m² de grama da espécie esmeralda, 10 mudas de azaleias e duas palmeiras da espécie jerivá – as 18 árvores hoje existentes serão remanejadas, mas somente duas serão removidas e replantadas em outro local apropriado.
Haverá reforço da iluminação com oito postes metálicos e lâmpadas com tecnologia LED. As intervenções, supervisionadas pelo engenheiro Nilson Barreiro, da Seinfra, preveem ainda a recuperação do trecho do canal que atravessa a praça. Desse modo, com restauração de 68m² de pavimentação asfáltica com concreto betuminoso usinado a quente.
Investimento
As obras estão a cargo da empreiteira Tecnocortes Construções e Serviços Ltda., vencedora da concorrência pública, com prazo de conclusão no final deste ano. O investimento é de R$ 455.775,01, a serem custeados pelo Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), programa do governo federal, via Caixa Econômica, destinado a municípios, estados e ao Distrito Federal.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.