Começou na última quarta-feira (6) a demolição de sarjetas, guias e calçadas junto ao canal da Avenida Pinheiro Machado, entre as vias Presidente Wilson e Floriano Peixoto, sentido praia-Centro.
Sendo assim, trata-se de mais uma etapa do processo da Prefeitura de revitalização dessa avenida, que envolve melhorias no sistema de drenagem, construção de passeios acessíveis, no padrão Calçada para Todos.
Assim como, novo pavimento asfáltico, além de recomposições pontuais da ciclovia, passarelas, taludes e muretas do canal.
Para evitar maiores transtornos para o trânsito de pedestres e de veículos, a Pinheiro Machado teve seus 2.240 metros de extensão divididos em 16 trechos, com serviços a serem realizados em 12 etapas, sendo quatro delas com duas frentes de trabalho.
Denominado 9, o trecho de 174,69m entre a praia e a Floriano Peixoto já conta com calçadas, meios-fios e sarjetas finalizados no lado junto aos imóveis, sentido Centro.
Nesta etapa inicial, há outra frente de trabalho preparando a área entre as ruas Antônio Bento de Amorim e Delfino Stockler de Lima, sentido Centro-praia, com 130m, identificada como trecho 8.
A separação por trechos teve por objetivo não interditar dois pontos de ônibus consecutivos, conforme destacou o secretário Wagner Ramos, titular da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos), responsável pelo acompanhamento e supervisão das obras. “Além disso, os trabalhos serão executados em meia pista, mantendo as demais faixas liberadas ao tráfego de veículos, e alguns serviços, como a sinalização horizontal, serão executados no período noturno, de forma a minimizar o impacto no trânsito”.
Além disso, a interdição parcial das pistas ocorrerá durante a realização dos serviços de demolição e recomposição de guias, sarjetas e passeios, e ainda para a construção das baias de ônibus após a renovação asfáltica.
Já a interdição total será necessária para a recomposição da sub-base da pista, serviços de melhoria no sistema de drenagem, fresagem, aplicação do binder e pavimentação.
Etapas
A segunda etapa do projeto envolve os trechos da Pinheiro Machado entre as ruas Ana Nery e Antonio Bento de Amorim, sentido Centro-praia (trecho 7, com 174,2m), e entre as avenidas Floriano Peixoto e Francisco Glicério, sentido praia-Centro (trecho 10; 175,24m).
Na fase seguinte, serão contemplados os segmentos entre as ruas Carvalho de Mendonça e Álvares Cabral (Centro-praia, trecho 6, 362m), e Francisco Glicério e João Caetano (praia-Centro, trecho 11, 265,75m).
Na sequência, os trechos entre as avenidas Presidente Wilson e Floriano Peixoto (trecho 1; 174,69m), e entre as ruas Carlos Gomes e Carvalho de Mendonça (trecho 5, 380m), ambos no sentido Centro-praia.
A quinta etapa envolve a área entre as avenidas Floriano Peixoto e Francisco Glicério (Centro-praia; trecho 2; 175,24m), seguindo-se os trechos entre as vias Francisco Glicério e João Caetano (Centro-praia; trecho 3; 265,75m), e as ruas Carlos Gomes e Carvalho de Mendonça (sentido praia-Centro, trecho 13, 380m).
Depois, serão atendidos os trechos 16, entre as ruas Antônio Bento de Amorim e Delfino Stockler de Lima (Centro-praia, 130m); trecho 14, entre as ruas Carvalho de Mendonça e Álvares Cabral (362m), e trecho 15, entre as ruas Álvares Cabral e Antônio Bento de Amorim, ambos no sentido praia-Centro (174,2m).
O projeto se completa com o atendimento entre as ruas João Caetano e Carlos Gomes (Centro-praia, trecho 4, 334m), e, na 12ª etapa, o segmento entre as ruas João Caetano e Carlos Gomes (praia-Centro, trecho 12, 334m).
Investimento
Os trabalhos, com prazo contratual de 22 meses, estão a cargo da Terracom, vencedora da concorrência pública.
As obras representam um investimento de R$ 27.967.343,37, sendo R$ 23.170.199,05 provenientes da Secretaria de Governo e Relações Institucionais do governo estadual (antiga Secretaria de Desenvolvimento Regional) e o restante do orçamento municipal.