Começou nesta sexta-feira (15) a demolição do pontilhão da Avenida Campos Sales que interliga as ruas Campos Melo e Dr. Cochrane, na Vila Nova.
Desse modo, que será reconstruído com técnicas construtivas mais modernas, ampliando a capacidade de carga e garantindo mais segurança para o trânsito de veículos pesados.
“Na sequência, as obras envolverão também a demolição e reconstrução do outro pontilhão existente no local, que direciona o trânsito da Campos Melo no sentido do canal 1”, explicou Wagner Ramos, titular da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos), lembrando que o projeto, com prazo de quatro meses para execução, atende ao Plano de Revisão dos Pontilhões, implementado pela Administração.
Sendo assim, o pontilhão que direciona o trânsito em direção à Bacia do Mercado terá 189m².
Enquanto o outro, com o fluxo de veículos no sentido canal 1, 105m².
A reconstrução implicará em ajustes nas dimensões das pontes e na correção em raios de giro e largura, a pedido da CET-Santos.
“De qualquer forma, serão preservados os aspectos geométricos e elementos característicos das duas pontes, que ganharão guarda-corpos no padrão muretas, substituindo os tubos de ferro hoje existentes”, frisou Wagner Ramos.
Complementando o projeto, haverá reforma da infraestrutura viária existente no entorno, visando garantir a segura fluidez do tráfego de veículo e pedestres pelo local.
Além disso, os serviços contemplam ainda limpeza, pintura e reparos pontuais em parte das muretas e taludes em alvenaria do canal.
Projeto
As obras de renovação dos dois pontilhões terão início com a construção do berço (fundação) em concreto armado, seguindo-se o posicionamento da laje.
“Na sequência, será providenciada a camada de consolidação, com a colocação de uma capa de concreto armado, finalizando os serviços com a pavimentação e pintura da sinalização horizontal”, prosseguiu o secretário, lembrando que o acompanhamento e supervisão das intervenções, a cargo da Engeterpa, vencedora da concorrência pública, estarão a cargo de engenheiros da Seserp.
Dessa forma, o projeto prevê remoção de 236,5m de guia; demolição de 200,5m de sarjetas, 480m² de calçadas em concreto e 356m² de pavimento asfáltico, com fresagem (remoção do asfalto antigo) em 898,50m².
Serão instalados 234,5m de novas guias e haverá a construção de 238,5m de sarjeta de concreto, moldada no local, além da execução de 495m² de calçadas em concreto desempenado (nivelado com desempenadeira).
Os pontilhões receberão 356m² de pavimentação asfáltica, aplicando-se mais 898,50m² no entorno dessas construções.
Portanto, haverá criação de ainda 10 rampas de acessibilidade e reconstruídas seis bocas de lobo, com troca da grelha em três dessas unidades.
Ademais, para completar, haverá o renivelamento da tampa de três poços de visita.
Investimento
A demolição e reconstrução dos dois pontilhões representam um investimento de R$ 1.708.245,11, recursos oriundos do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), do governo federal.