Uma canaleta para drenagem com 646 metros lineares para captação e correta condução das águas pluviais no Caminho Particular vai reforçar as obras de contenção em 2.740m² do Morro Santa Maria.
Sendo assim, os trabalhos, que vão garantir mais segurança aos moradores, atendem a uma área onde ocorreu deslizamento de terra.
Portanto, começaram com a instalação do canteiro de obras e serviços de topografia no final da semana.
Contudo, na segunda-feira (21), teve início a limpeza do local.
O projeto deverá estar concluído em sete meses, dependendo das condições climáticas. “As condições geométricas da área não permitem a execução de obras de terraplenagem. E a construção de taludes para a contenção da encosta”, explicou o engenheiro civil Carlos Barros, da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos), responsável pela supervisão dos trabalhos.
Além disso, a solução encontrada pelo projetista, prosseguiu, foi o grampeamento do solo com revestimento de grama armada.
Desse modo, cuja fixação é feita por meio de telas colocadas sobre placas de vegetação, devidamente grampeadas na superfície da encosta.
Escada hidráulica
Esse trecho do Santa Maria, isolado, com poucas residências e acesso pelo Morro do Saboó, terá canaleta para drenagem com fundo em concreto armado.
Assim como, paredes em bloco de alvenaria estrutural preenchidos com cimento.
“As laterais da canaleta serão aterradas e protegidas com solo-cimento, confinando a estrutura de forma a aumentar sua rigidez. E garantir sua integridade contra processos de movimentações e erosões”, destacou o engenheiro.
Solo grampeado
De acordo com Carlos Barros, os serviços de grampeamento do solo com chumbadores garantirão a estabilidade da encosta.
Os chumbadores são constituídos por barras de aço de 12 metros e diâmetro de 20 milímetros.
Dessa forma, tratadas com camada dupla de pintura anticorrosiva, instaladas em furos com 10 centímetros de diâmetro preenchidos com cimento.
“Já a tela revestida por placas de grama sintética em solo grampeado tem a função de melhorar a segurança do talude, garantido um revestimento eficaz para a encosta”, afirmou o engenheiro. Isso porque as águas de chuva percorrem o talude de forma mais rápida, deixando-o menos úmido, reduzindo, consequentemente, o risco de movimentação da terra por gravidade.
Investimento
A reestruturação do sistema de drenagem do Caminho Particular e a execução de contenção no chamado Carvoeiro do Morro Santa Maria estão a cargo da empreiteira Sabino, vencedora da concorrência pública.
O investimento da Prefeitura é de R$ 5.204.427,09, recursos provenientes da Caixa Econômica Federal, por meio do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento).
Dessa maneira, voltado ao setor público dos municípios, estados e Distrito Federal.