O comércio vive a expectativa de que as vendas de presentes em comemoração ao Dia dos Pais, festejado no próximo dia 14, segundo domingo de agosto, possam ficar até 12% maiores do que as do mesmo período no ano passado.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, Sincomércio-BS, Omar Abdul Assaf, acredita em um bom momento para o comércio local.
“As pessoas podem até não perceber, mas já existe mais dinheiro circulando na praça. É que muitos empregos foram recuperados desde o começo do ano, a deflação de julho e até a recente queda no preço dos combustíveis acabam representando mais dinheiro no bolso do consumidor”, salienta.
Apesar de o Dia dos Pais ser tradicionalmente apresentar um volume de vendas inferior ao apurado em outras datas importantes como o Dia das Mães e a Páscoa, por exemplo, o comércio da Baixada Santista vem se reafirmando desde o início do ano. Um fator que deverá ajudar no crescimento das vendas está no fato de este ser o primeiro Dia dos Pais, em dois anos, sem nenhum tipo de restrição para o comércio, como ocorreu durante a pandemia.
“Estamos animados com uma excelente perspectiva para esse começo de mês e já esperando que as vendas no comércio continuem fortes até o Natal”, afirmou Omar Abdul Assaf.
Para esse Dia dos Pais, vestuário, perfumaria e acessórios devem ser os setores mais privilegiados, seguidos pelo de eletroeletrônicos.
A disposição do consumidor, revelada em várias pesquisas pelo país, é a de gastar entre R$ 50 e R$ 100 reais com presentes e lembrancinhas.