Comércio em Santos retoma atividades com amplo cumprimento a regras sanitárias | Boqnews
Foto: Divulgação/PMS

Santos

12 DE JUNHO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Comércio em Santos retoma atividades com amplo cumprimento a regras sanitárias

Mais de 95% dos estabelecimentos visitados cumpriam regras na quinta-feira de reabertura

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O primeiro dia de vigência do Plano Municipal de Retomada Econômica em Santos foi considerado tranquilo pelos profissionais que atuam na força-tarefa realizada pela Prefeitura desde a última segunda-feira (8).

Nesta quinta-feira (11), a fiscalização percorreu ruas do Centro e do Gonzaga e vistoriou 68 estabelecimentos comerciais, tendo registrado três intimações por descumprimento aos decretos municipais 8.932 e 8969. Os dados indicam que mais de 95% dos comércios vistoriados estavam em concordância com as regras sanitárias de prevenção e controle da transmissão e contaminação pelo novo coronavírus (covid-19).

A chefe do Departamento de Fiscalização Empresarial e Atividades Viárias (Defemp), Mabel Barreiro Cardama, comentou que a maior parte dos estabelecimentos que decidiram abrir, mesmo sendo feriado, seguiram os protocolos sanitários. “A maioria dos comércios abertos seguiam com movimento tranquilo e mantendo as regras. Em algumas lojas de departamento de maior porte foram constatadas filas de espera do lado de fora, todas em cumprimento às normas de higiene, distanciamento e uso de máscaras”.

A força-tarefa já vistoriou mais de 460 comércios desde o início da semana. A operação é encabeçada pelo Defemp, ligado à Secretaria de Finanças (Sefin); com presença da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Seção de Vigilância Sanitária (Sevisa) da Secretaria de Saúde, com apoio da Polícia Militar. A ação prossegue nesta sexta-feira (12).

O processo de retomada econômica segue regras estabelecidas pelo governo estadual e pelo grupo técnico da Prefeitura. Para o comércio de rua (não inclui ambulantes), a reabertura começa com atendimento limitado a 30% da capacidade e horário de funcionamento. Na Região Central (Valongo, Centro, Paquetá, Vila Nova e Vila Mathias), os estabelecimentos abrem de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h. Nas demais regiões da Cidade, de terça-feira a sábado, das 13h às 19h. Por enquanto, seguem fechados os shopping centers.

A orla da praia também contou com a presença de fiscalização por parte da Guarda Civil Municipal. Ao longo do dia foram lavradas quatro multas a munícipes que não cumpriram o decreto que torna obrigatório o uso de máscaras faciais não profissionais. Os guardas municipais também prestaram esclarecimentos e orientações a munícipes sobre as restrições municipais à região da orla.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.