Comércios e serviços essenciais em Santos tem novas normas de segurança | Boqnews
Foto: Divulgação

Coronavírus

08 DE ABRIL DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Comércios e serviços essenciais em Santos tem novas normas de segurança

Em caso de desrespeito às regras pela empresa ou pelo público, a Guarda Civil Municipal (GCM) pode ser acionada

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Limitação da quantidade de clientes, higienização imediata de máquinas de pagamento e equipamentos de proteção individual (EPIs) para os empregados estão entres as regras para funcionamento dos serviços considerados essenciais em Santos, incluindo mercados, bancos e lotéricas.

As normas de segurança para prevenção à covid-19 constam no Decreto Municipal nº 8.932, publicado nesta quarta-feira (8) no Diário Oficial. As novas exigências devem ser cumpridas já na entrada dos estabelecimentos, que devem disponibilizar senhas numeradas ao público e um funcionário para organização da fila; com distância mínima de dois metros entre as pessoas, além de recursos como álcool em gel ou água e sabão para as mãos.

Na parte interna, o limite estabelecido é de um cliente para cada dez metros quadrados de área construída do imóvel, com condicionamento do fluxo de ingresso ao de saída. Nas filas dos caixas de pagamento e dos balcões de atendimento, também é exigida a distância mínima de dois metros entre cada pessoa. E as máquinas para pagamentos com cartões precisam ser higienizadas imediatamente após cada utilização.

Já os funcionários e colaboradores devem, obrigatoriamente, utilizar luvas e máscaras descartáveis durante o trabalho. Os equipamentos que devem ser cedidos pelo próprio estabelecimento.

Os procedimentos de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus precisam estar expostos aos clientes em cartazes afixados em locais visíveis das áreas interna e externa no imóvel.

O cumprimento das normas estabelecidas é fiscalizado pelo Departamento de Fiscalização Empresarial e Atividades Viárias (Defemp), da Secretaria de Finanças (Sefin). Em caso de desrespeito às regras pela empresa ou pelo público, a Guarda Civil Municipal (GCM) pode ser acionada pelo telefone 153.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.