Como garantir a volta ao mercado de trabalho passando uma boa impressão? | Boqnews
Divulgação

Mercado

25 DE AGOSTO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Como garantir a volta ao mercado de trabalho passando uma boa impressão?

Os modelos e cores das roupas também podem ajudar a passar impressão que se deseja para cada tipo de segmento profissional.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Em tempo de crise e uma possível volta, mesmo que branda, do aquecimento da economia no Brasil, saber como se preparar para a entrevista de emprego é o início da conquista para voltar ao mercado de trabalho.

A consultora de Imagem, Clarisse Tamashiro, tem ótimas dicas para os candidatos se apresentarem adequadamente em uma entrevista de emprego e garantir a boa primeira impressão. “Cuidar da sua aparência e imagem pessoal, além de deixar o candidato mais confiante, pode ser um fator decisivo na escolha do empregador”, explica a consultora.

quem é essa

A postura da personagem Andrea, no filme O diabo veste Prada, durante a entrevista de emprego é inadequada ao perfil da vaga e ao ambiente a começar pela roupa escolhida. Por sorte ela conseguiu a vaga.

Ter uma boa aparência, de acordo com diversos estudos, faz com que o professor seja melhor avaliado entre os alunos e um atleta ganhe salários mais altos. Outra pesquisa, realizada pela Universidade Nacional Australiana, revelou que os homens de boa aparência ganham mais do que aqueles considerados desleixados.

Porém, o objetivo é passar uma imagem genuína e adequada, para assim deixar em destaque apenas as qualidades profissionais do candidato. Os modelos e cores das roupas também podem ajudar a passar impressão que se deseja para cada tipo de segmento profissional.

Clarisse Tamashiro dá dicas para os candidatos se apresentarem adequadamente em uma entrevista de emprego

Se o profissional estiver se candidatando a uma vaga para um escritório de advocacia ou de alguma instituição financeira, exige-se que o futuro funcionário tenha sobriedade e seja formal, logo as cores mais escuras, frias e opacas conseguem dar essa impressão. Na maioria das vezes, é seguro usar tons neutros.

Já para as vagas de marketing e arquitetura, por exemplo, é importante passar a imagem de uma pessoa criativa, ou seja, as cores estão liberadas. Indica-se o roxo que envia a mensagem de ser artístico e original e o amarelo, otimismo e criatividade.

No entanto, vale tomar cuidado com algumas cores: o marrom, apesar de passar uma imagem de confiança, também pode transmitir a imagem de que você é simples e antiquado; o vermelho pode ser uma cor agressiva, que demonstra rebeldia e dominância; e o laranja, pode transmitir antiprofissionalismo, pois é uma cor muito associada à diversão.

Outra dica importante é conhecer o lugar onde vai se candidatar a vaga e saber como as pessoas se vestem. Passar na frente da empresa um dia antes pode ajudar nesta descoberta.

Alguns cuidados básicos, e até óbvios, sempre devem ser lembrados: garanta que a roupa esteja passada, sem manchas e com os botões em ordem; unhas limpas e lixadas; os perfumes não devem ser exagerados e fortes; mulheres devem evitar decotes, cabelos desarrumados, maquiagem em excesso ou esmalte de cores escuras. Homens: cabelos e barbas devem estar limpos, hidratados, bem arrumados e bem aparados.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.