Condomínios reforçam regras e investem em tecnologia | Boqnews
Foto: Divulgação/ Meta IA

Locações de Temporada

27 DE FEVEREIRO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Condomínios reforçam regras e investem em tecnologia

De olho no Carnaval, condomínios adotam aplicativos para otimizar a comunicação e reduzir problemas com locações de temporada

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Com a proximidade do Carnaval e dos feriados prolongados, os condomínios de Santos reforçam os preparativos para garantir segurança, conforto e boa convivência entre moradores e visitantes. O aumento das locações por temporada, especialmente por meio de plataformas como o Airbnb, desafia a gestão condominial e exige soluções eficientes.

Para agilizar a comunicação entre locadores, locatários, porteiros e zeladores, muitos condomínios investem em tecnologia e adotam aplicativos específicos.

“Trabalhamos intensamente com o Anchietacond, um aplicativo que desenvolvemos e implementamos em todos os prédios sob nossa administração. Com ele, facilitamos a comunicação entre locador e locatário, repassamos automaticamente os dados à portaria e garantimos que apenas pessoas autorizadas entrem e saiam dos condomínios, reduzindo significativamente a entrada de ‘furões’. Além disso, o aplicativo assegura rapidez na aplicação das regras internas e na resolução de reclamações dos moradores”, explica Vinícius Parisi, diretor da Administradora de Condomínios Anchieta.

Direitos e deveres: condôminos e locatários

A legislação brasileira garante aos proprietários o direito de alugar seus imóveis por temporada, desde que o condomínio não tenha proibido esse tipo de locação em assembleia. No entanto, locatários temporários devem seguir as normas internas, que incluem horários de silêncio, uso adequado das áreas comuns e cumprimento das regras de segurança.

“O direito à locação por temporada deve coexistir com o respeito às normas do condomínio para evitar conflitos. Nossa missão é garantir que todos usufruam do espaço de maneira harmoniosa”, reforça Parisi.

Medidas para boa convivência

Para reduzir possíveis atritos, os condomínios adotam medidas preventivas, como:

Orientação Prévia: Envio de comunicados aos proprietários sobre a necessidade de informar as regras aos locatários.

Cadastro Antecipado: Exigência de registro prévio dos hóspedes na portaria, aumentando a segurança.

Fiscalização e Multas: Aplicação de penalidades para quem descumpre as normas internas.

Reforço na Segurança e Limpeza: Aumento do efetivo de colaboradores durante os períodos de maior movimento.

“A transparência na comunicação e o cumprimento das regras garantem o bom convívio. Nosso papel é mediar situações para que todos aproveitem os momentos de lazer sem transtornos”, finaliza Parisi.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.