Confira as dicas do Procon Santos para compras de Black Friday | Boqnews
Foto: Divulgação

Santos

24 DE NOVEMBRO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Confira as dicas do Procon Santos para compras de Black Friday

A data de estreia do evento de compras é nesta sexta-feira (25)

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Black Friday acontece nesta sexta-feira (25). Contudo, antes de se dedicar às compras, é bom ficar atento para evitar dor de cabeça. Só para ter uma ideia, foram registradas cerca de 700 reclamações pelo órgão de defesa do consumidor em Santos e em cidades da Grande São Paulo.

Dessa forma, o setor de eletroeletrônicos é um dos mais procurados durante a Black Friday.

Contudo, os principais motivos das queixas foram atraso ou não entrega do produto, pedido cancelado ou não finalização da compra, mudança de preço, maquiagem de desconto e indisponibilidade do produto ou serviço, explica o coordenador do Procon Santos, Ronaldo Ferreira.

“O site da Fundação Procon tem uma listagem de cerca de 500 empresas que apresentaram inconsistências em seus fornecimentos ao consumidor. Vale uma consulta aqui. E, se a empresa anunciou o produto, ela tem de garanti-lo”, diz Ferreira.

Portanto, faça um bom planejamento. Ainda dá tempo de fazer uma pesquisa de preços. Há várias plataformas que fazem comparativo e podem ajudá-lo neste momento.

Sendo assim, O Procon Santos realizou um levantamento no começo do mês para auxiliar o consumidor. “A pessoa deve definir o que quer comprar e analisar a especificação pretendida. Com isso, ela consegue fazer um comparativo de preços, porque ainda temos um movimento de juros elevados e, no início de ano, as famílias também têm muitos compromissos financeiros”, destaca o coordenador.

“Faça a compra dentro de um ambiente seguro e veja se há aquele cadeado no site da empresa, se a plataforma dispõe de endereço seguro, CNPJ, canais de comunicação com o cliente e endereço físico. Faça ainda print das telas durante a realização da compra”, diz Ferreira.

Além disso, se tiver algum problema, entre em contato com a empresa via canais de comunicação disponibilizados pela empresa. Também já é possível acionar o Procon pelo site ou ir no Poupatempo (Rua João Pessoa, 246) para apresentar sua reclamação.

“Notificaremos a empresa para que apresente uma justificativa e resolva o problema do consumidor. Se preferir, ele pode ainda procurar o Juizado Especial”, acrescenta Ferreira.

  • Prepare-se. Veja se a compra é realmente necessária e se cabe no bolso. Não faça nada por impulso.
  • Defina o produto e a especificação pretendida. Depois, faça uma pesquisa de preço. Veja o valor do frete. Confira as condições de pagamento e taxas de juros cobradas.
  • Em pagamento por boleto bancário, verifique dados, como nome da empresa, data, CNPJ, antes de finalizar a compra. Se utilizar Pix, atenção ao destinatário do pagamento.
  • Nas compras on-line, verifique se o site tem aquele cadeado, ao lado do endereço da plataforma.
  • Veja também se há endereço físico informado, se consta ainda CNPJ na página e canais de comunicação com o consumidor.
  • Lembre-se que o consumidor tem o chamado prazo de arrependimento. O Código de Defesa do Consumidor prevê a devolução do produto adquirido no prazo de sete dias da compra ou da entrega e não há cobrança por isso.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.