Confira as medidas adotadas na Baixada Santista para prevenção do coronavírus | Boqnews
Foto: Divulgação

Saúde

16 DE MARÇO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Confira as medidas adotadas na Baixada Santista para prevenção do coronavírus

Os prefeitos da região se reuniram nesta manhã e anunciaram uma série de determinações

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Apesar de nenhum caso confirmado do novo coronavírus na Baixada Santista. Os prefeitos da região metropolitana adotaram uma série de precauções.

A ação é de extrema importância, para que o vírus não chegue em proporções delicadas, sucateando o Sistema Único de Saúde (SUS).

A preocupação aumenta ainda mais em Santos, a Cidade conta com um número elevado de idosos que é o principal grupo de risco da doença.

Vale ressaltar que o covid-19 tem deixado a Europa em uma situação muito delicada, principalmente na Itália.

Confira as medidas

1) Escolas fechadas – aulas das escolas municipais estão suspensas por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, 23 de março. Recomendação para as privadas.

2) Equipamentos e atividades públicas – todos os equipamentos e atividades esportivas, culturais e de lazer serão suspensas a partir de terça (17), por tempo indeterminado, com exceção dos serviços de Saúde, Segurança e Assistência Social (abrigos e restaurantes populares – Bom Prato).

3) Alteração do regime de trabalho das prefeituras – permitindo home office (trabalho em casa) de acordo com a deliberação das chefias imediatas, avaliando a idade, doenças preexistentes e de acordo com a natureza do serviço.

4) Eventos públicos – cancelados.

5) Eventos privados –  suspensão de autorização para eventos privados por tempo indeterminado, incluindo os já autorizados.

6) Locais de grande circulação – recomendação de restrição de circulação de público e atividades em locais como shoppings, igrejas, clubes, centros comerciais, cinemas, teatros e similares. Força-tarefa para orientação de higiene e medidas preventivas.

7) Plano Regional de Contingência – definição de pauta de demandas de recursos, insumos e equipamentos necessários para o enfrentamento da doença e assistência aos pacientes. A proposta conjunta será elaborada pelos secretários municipais de Saúde e Departamento Regional de Saúde (DRS-4) e encaminhada nesta segunda (16) ao Governo do Estado e Governo Federal.

8) Comitê Metropolitano Permanente – colegiado com as nove prefeituras irá se reunir periodicamente para definir novas estratégias. A próxima reunião está marcada para quinta (19), às 9h30.

9) Comunicação – campanha conjunta de divulgação das ações e medidas preventivas, com início nesta segunda (16). Destaque para a importância da adesão da sociedade, principalmente idosos e pessoas com comorbidades (grupos de risco) e jovens (principais agentes de transmissão da doença). Grupo de secretários municipais do setor desenvolverá material informativo.

10) Visitas hospitalares – suspensas por tempo indeterminado. Dessa forma, será permitido apenas acompanhante que não tenha comorbidades.

11) Suspensão de autorização para vans e ônibus de turismo – medida válida para todas as cidades da Baixada Santista por tempo indeterminado.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.