Veja histórias de modalidades tradicionalmente santistas | Boqnews
Foto: Arquivo

Santos Esportiva

25 DE JANEIRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Veja histórias de modalidades tradicionalmente santistas

Santos é o berço de várias praticas esportivas. O remo, por exemplo, foi o primeiro esporte da cidade.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Esportes que vemos várias gerações praticando nas praias e quadras de Santos são relevantes para contar a relação da Cidade com a prática esportiva. Por causa do Porto, muitos imigrantes trouxeram esportes que já eram praticados em outros países.

Em 1888, nascia o remo – oriundo da Inglaterra -, o primeiro esporte praticado em Santos e um dos primeiros a ser praticado no País. Segundo a publicação Almanaque Santista, a prática já chegou a ser tão popular quanto o futebol. Canoa havaiana é outro esporte que também ajudou a projetar a Cidade.

Surfe
No Brasil, o primeiro município a ter a prática do surfe foi Santos, entretanto não se tem registros sobre quem foi o pioneiro. De acordo com a publicação, por muitos anos o surgimento do surfe no País foi atribuído a Osmar Gonçalves, João Roberto Suplicy Haffers (o Juá Haffers) e Silvio Manzoni, que também receberam o mérito pela construção da primeira prancha de surfe no Brasil. Todavia, em 2000, foi revelado que o norte-americano radicado em Santos, Thomas Rittscher, foi o primeiro a trazer o esporte para cá, nos idos de 1937, quando tinha apenas 19 anos.

Mesmo com a dúvida que pairou durante algumas décadas sobre o pioneiro no surfe, quem levou o nome de Santos e do Brasil ao exterior foi o atleta santista Picuruta Salazar.

Picuruta conta que a sua história com o surfe começou em 1968, aos oito anos de idade. “Existiam excelentes surfistas em Santos, aquilo fez com que eu fosse criando interesse até entrar para o esporte”, destaca. Segundo o atleta, há décadas a modalidade era considerada marginalizada pelos não-praticantes. “Achavam que o surfe era vagabundagem, coisa de quem só queria ficar na praia. Nos tempos atuais, a realidade é outra, pois o esporte tomou outras proporções”, enfatiza.

Tamboréu
O cenário tranquilo e os quilômetros de faixa de areia da praia favoreceram o surgimento de um esporte tipicamente santista, o tamboréu. Foi em 1937 que os irmãos italianos Donadellis apareceram na praia com um instrumento redondo de madeira e uma bola de tênis na praia. Com o passar do tempo, a prática ganhou outros adeptos e até mesmo campeonatos.

O praticante Daniel Sampaio Junior, de 70 anos, lembra que começou a praticar tamboréu aos 20 anos. “A única coisa que mudou no esporte foi a raquete. Antes existiam apenas as de madeira, hoje existem as com fio de nylon”, comenta.

Em seu início, o esporte era tipicamente masculino, diferentemente da atualidade, que conta também com mulheres.

Skate
Não há documentos que esclareçam quando o skate surgiu em Santos. Segundo o jornalista e escritor, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Santos, Sergio Willians, o esporte demorou bastante para pegar. “A Cidade não tem tradição nesta atividade. Começou a ganhar força na segunda metade dos anos 1980”, conta.

O falecido Chorão, do grupo Charlie Brow Jr., ajudou a fomentar a prática no Município, porém vale lembrar que o mesmo não era atleta, mas praticante. Mesmo com várias quadras dedicadas ao esporte radical, o skate em Santos não tem força como esporte de competição.

quadrocurioso

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.