Conheça roteiro de algumas das principais quermesses da Cidade | Boqnews
Foto: Divulgação

Santos

08 DE JUNHO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Conheça roteiro de algumas das principais quermesses da Cidade

Festas pela cidade atraem público que prefere ambiente familiar; Santo Antônio do Embaré e Gota de Leite são algumas opções

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
quemesse3

Festa da Igreja de Santo Antônio do Embaré

Chega neste período do ano e já é possível avistar bandeirinhas de São João pelas ruas, festividades a Santo Antônio e escolas fazendo a tradicional quadrilha.  Esses costumes passam de geração em geração, mesmo que, nas últimas décadas, essas celebrações tenham perdido a força entre as comunidades, especialmente entre o público jovem.

Em Santos, várias instituições, igrejas e colégios realizam festas juninas. O ambiente mais reservado atrai um público que prefere um local mais familiar. As comidas típicas desta época do ano também são imprescindíveis. Caldo verde, pamonha, cural, vinho quente, bolo de fubá e outras delícias podem ser encontradas nessas quermesses. Simone Zatorre, de 48 anos, diz que frequenta festas juninas desde pequena e afirma que hoje em dia há um público menor em relação à época em relação às décadas anteriores.

“As festas juninas do meu tempo eram mais gostosas. Tinham mais apresentações de quadrilhas, a tradição foi se perdendo um pouco. A violência é um fator que afasta as pessoas. Hoje em dia está tudo muito perigoso”, comentou Zatorre.

A preservação do lado religioso é outro ponto essencial para que as festividades se mantenham com o tempo. A Igreja de Santo Antônio do Embaré realiza todo ano a sua quermesse e conta com engajamento dos frequentadores do santuário e até mesmo da comunidade do bairro.

O Frei Claudemir Vialli é responsável pela Basílica há seis anos e diz que as pessoas continuam envolvidas com as crenças religiosas. “O povo santista é generoso e solidário. As festas de Corpus Christi e de Santo Antônio são sempre um sucesso”. O trabalho beneficente também é enfatizado. “A quermesse é toda feita por voluntários. Cumprimos todas as normas de segurança e vemos muitas crianças e jovens. É um lugar que preservamos para ser bastante acolhedor”.

eu Gilberto e Dona Darci são casados e voluntários da quermesse do Embaré há 25 anos

Seu Gilberto e Dona Darci são casados e voluntários da quermesse do Embaré há 25 anos

‘Seu’ Gilberto ajuda na organização  há 25 anos e relata que as crenças estão menores do que antigamente.”As bandeirinhas, as festas e tudo que envolve essa época do ano está um pouco diferente. Aqui (Igreja do Embaré) celebramos Santo Antônio, mas a devoção está menor”, reconhece. ‘Dona’ Darci ajuda na cozinha e afirma que a festa é esperada tanto pela comunidade da Igreja, quanto pelos munícipes em geral.  “As vezes, as pessoas me param na rua para saber os horários, o que tem de comida e até quando ocorre a celebração do santuário”.

A quermesse da Igreja de Santo Antônio do Embaré vai até o dia 28 de junho, sempre às sextas, sábados e domingos, a partir das 18h30. O caldo verde é a principal pedida pelos visitantes. Há também doces, pamonha, churrasco e outras comidas típicas.

Gota de Leite

Outra quermesse que já está no coração do santista é a da Gota de Leite. O evento possui atrativos que garantem o aconchego familiar como parque de diversões, barracas de jogos, doces e salgados, restaurante, lanchonetes e pizzaria. Shows ao vivo também fazem parte do diferencial  da quermesse.

A festividade ocorre todas as sextas, sábados e domingos até 28 de junho.O horário de funcionamento é das 18h30 às 00h (exceto aos domingos, até às 22h).

O Dique da Vila Gilda, realiza a festa Arraial do Arte, promovida com apoio da Prefeitura Municipal de Santos. O evento busca resgatar a essência da Festa de São João, com barracas que oferecerão os quitutes originais da cultura popular, como bolo de milho, canjica, cural,  pamonha, pinhão, bolo de fubá, pipoca, entre outros.

No espaço localizado ao lado do instituto (Av. Hugo Maia, 293, Zona Noroeste) acontecerão shows gratuitos e quadrilhas. O funcionamento do projeto se dará nos dias 13 e 14, e 26, 27 e 28 de junho, sempre das 19h à 0h.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.