Conselheiros tutelares orientam funcionários da Sesap | Boqnews

Cidades

05 DE AGOSTO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Conselheiros tutelares orientam funcionários da Sesap

Até o final desta semana (7), grupos de médicos, enfermeiros, dentistas e atendentes das Unidades de Saúde da Família (Usafas) e Prontos-socorros, reservam espaço em suas tardes para receber informações sobre as funções do Conselho Tutelar. As capacitações na sala de treinamento, localizada na Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande (Sesap), tem como objetivo […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Até o final desta semana (7), grupos de médicos, enfermeiros, dentistas e atendentes das Unidades de Saúde da Família (Usafas) e Prontos-socorros, reservam espaço em suas tardes para receber informações sobre as funções do Conselho Tutelar. As capacitações na sala de treinamento, localizada na Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande (Sesap), tem como objetivo aproximar o órgão do serviço público para atuações em parceria, além desmistificar funções e atribuições dos conselheiros.


Para o secretário de Saúde Pública, Adriano Bechara, a capacitação dos funcionários é fundamental para o bem-estar de crianças. “Muitas vezes, médicos e enfermeiros, se deparam com problemas relacionados a maus tratos em crianças. Eles precisam conhecer o procedimento correto a ser realizado e como agir para tomar a melhor atitude visando a segurança e o bem-estar dessas crianças”.


Segundo o conselheiro tutelar, Tadeu Costa, o trabalho com os funcionários Sesap visa a orientação para o atendimentos especiais. “Ao examinar as crianças, médicos podem detectar problemas e até mesmo casos de agressões. Por isso, é fundamental conhecer as funções do Conselho Tutelar e saber como e em que casos os conselheiros devem ser acionados”.


A intenção dos membros do conselho é ampliar o trabalho de orientação para outras secretarias municipais, como Educação (Seduc) e Promoção Social (Sepros). “Estenderemos as reuniões também para as entidades de bairros. Trata-se de uma idéia que tivemos ainda no período eleitoral, quando constatamos que grande parte da comunidade desconhecia as funções e a existência do Conselho Tutelar”, ressalta Costa.


O conselheiro explica ainda que muitas pessoas acreditam que a função do conselho é retirar a criança de casa e colocar em um abrigo. “Mas isso não é verdade. O abrigamento é o último recurso. A intenção é sempre recuperar toda a família para que a criança ou o adolescente possa ter uma vida normal. Por isso são importantes as parcerias com os programas municipais”.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.