A Comissão de Ética da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou o pedido de cassação do deputado Arthur do Val (União Brasil), conhecido como Mamãe Falei.
A aprovação do pedido aconteceu nesta terça-feira (12),
Agora, a pauta segue para a votação no plenário.
Dessa forma, Arthur do Val só será cassado se a maioria dos parlamentares votarem a favor do projeto.
Polêmica
Arthur do Val foi à Ucrânia em meio ao conflito instaurado no país e chegou a postar uma foto nas redes sociais, na qual estaria ajudando a produzir coquetéis molotov para combater soldados russos. Ao deixar o país, na fronteira com a Eslováquia, o deputado enviou um áudio a amigos, elogiando a beleza das refugiadas. Em seguida, afirmou que pretende voltar ao Leste Europeu e disse que as mulheres são “fáceis” por serem pobres.
“Assim que essa guerra passar eu vou voltar pra cá. E detalhe, elas olham. E são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheio de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, a gente não tinha tempo, mas colei em dois grupos de minas e é inacreditável a facilidade”, disse ele no áudio.
Na chegada ao Brasil, o deputado deu entrevistas confirmando ser o autor do áudio e retirou sua pré-candidatura ao governo de São Paulo. Ele reconheceu ter cometido “um erro em um momento de empolgação”.
Após a polêmica, diversos deputados entraram com pedido de cassação contra Arthur do Val.