O segundo lance da escada entre o primeiro pavimento e a cobertura, e também as tampas dos reservatórios de água da nova UME Irmã Dolores foram concretados na última segunda-feira (10). Na terça-feira (11) começou a preparação das formas e ferragens para a concretagem das marquises, último item da superestrutura do edifício. Com 75% do cronograma pronto, a obra na Vila Nova avança para entrega em pouco mais de dois meses.
A nova escola está sendo erguida na Rua Bittencourt, 316. Desse modo, para o atendimento a 174 alunos, mais que o dobro das 83 vagas que oferece atualmente. A nova UME Irmã Dolores receberá os alunos do berçário I ao maternal I (até 3 anos de idade). Portanto, com espaços para atendimento e lazer, oferecendo condições adequadas de trabalho aos funcionários.
Edifício amplo e moderno
O edifício é distribuído em três pavimentos (térreo, primeiro e segundo), com espaços que serão totalmente equipados, climatizados e 100% acessíveis, com elevador. Na construção, gerenciada pela Secretaria de Obras e Edificações (Seobe), são investidos R$ 9.281.298,33, recursos do Município, por meio da Secretaria de Educação (Seduc). Os serviços estão a cargo da Ponto Forte Construções e Empreendimentos, empresa vencedora da licitação, e o projeto arquitetônico é de autoria da Prodesan
Desse modo, a escola terá nove salas com banho e troca integrados. Portanto, sendo seis salas para berçário, e outras três para maternal I (três no térreo, e seis no primeiro pavimento).
O térreo vai oferecer salas para lactário, amamentação, playground, pátio coberto, cozinha e refeitório. E ainda jardim, salas de secretaria e assistente de direção, de direção, de orientação, vestiários feminino, masculino e acessível, sanitários, caixa d’água e abrigo de gás.
Além disso, no primeiro pavimento haverá sala multiúso, ateliê, brinquedoteca e copa; também sala de coordenação, sala dos professores, e sanitários feminino, masculino e PCD. Já o segundo pavimento ficou reservado para o terraço, sala de reunião, copa, lavanderia, sanitários e almoxarifado.
Andamento dos trabalhos
A alvenaria e reboco do primeiro pavimento estão prontos e são aplicados os revestimentos nas áreas molhadas no térreo e no piso das salas; já no primeiro pavimento, nas salas e banheiros. A alvenaria do poço do elevador está pronta e a construtora aguarda vistoria de empresa especializada para liberar a instalação do equipamento. Assim como, prossegue a instalação da infraestrutura de ar condicionado.
Segundo o engenheiro Eduardo Aguiar Mendes, da Seobe, no piso térreo estão sendo feitas as instalações dos contramarcos para as esquadrias (contorno que serve para fixar esquadrias de portas e janelas em paredes). Assim como, na cobertura é executada a alvenaria que vai sustentar a estrutura metálica do telhado.
“Os próximos serviços programados são a instalação de elementos vazados nas laterais do primeiro pavimento e, em março, início do acabamento, com aplicação de massa corrida e pintura”, adianta o engenheiro Eduardo Mendes.
Além disso, a construção da nova unidade de ensino não causa transtornos nas atividades escolares dos alunos da UME Irmã Maria Dolores, porque a escola está sendo erguida em outro endereço. Enquanto a obra avança, as crianças continuam tendo aulas na UME Colégio Santista.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.