Consumo de água cai quase 50% nos chuveirinhos da orla | Boqnews
Foto: Francisco Arrais/PMS

Santos

24 DE NOVEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Consumo de água cai quase 50% nos chuveirinhos da orla

Foram tomadas diversas medidas para a redução do consumo. Entre elas, a implantação do lava-pés

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

De julho a outubro houve quase 50% de redução no consumo de água dos chuveirinhos da orla, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em 2013, o gasto nesses quatro meses foi de 24,9 mil m³, contra 17,7 mil m³ agora. – uma economia de 48%, ou 7,1 mil m³. O volume poupado equivale ao consumo total dos chuveirinhos em setembro e outubro.

“É uma redução expressiva”, comemora Flavio Morgado, chefe do Departamento da Administração Regional da Zona da Orla e Intermediária (Dear-ZOI), da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp). “No verão, sabemos que haverá um aumento natural no uso dos chuveiros, mas com todas as medidas tomadas, acreditamos que será possível manter a redução já observada”, conclui.

O chefe do Dear-ZOI se refere a uma série de ações tomadas pela prefeitura para reduzir o consumo, como a implantação de lava-pés, redução no tempo da chuveirada, instalação de duchas mais econômicas, além da interrupção do fluxo de água dos chuveiros da 0h às 6h.

Entre as medidas citadas, destaque para as novas duchas. Os equipamentos, fornecidos pela Sabesp, são dotados de redutores de vazão e melhor distribuição do fluxo de água. Até o momento, 40 já foram instalados e outros 50 chegam na próxima semana. A previsão é que até o final do ano, todos os 188 chuveiros já estejam trocados.

Os chuveiros também estão passando por mudanças no temporizador que controla o tempo do fluxo de água. Os 30 segundos de água corrente foram reduzidos para 15.

A prefeitura também iniciou a instalação de 94 lava-pés ao longo da orla — 40 já estão concluídos, e o restante ficará pronto até o final do ano. Esses equipamentos atendem aos banhistas que só desejam lavar pés e pernas depois de caminhar pela areia.

Tabela Comparativa – Em m³

2013

Julho – 7.081
Agosto – 6.893
Setembro – 6.038
Outubro – 4.957
Total: 24.969

2014

Julho – 6.627
Agosto – 3.847
Setembro – 3.164
Outubro – 4.159
Total: 17.797

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.