Maio registra aumento de 75% nos óbitos por Covid-19 em razão da pandemia | Boqnews

Santos

15 DE JUNHO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Maio registra aumento de 75% nos óbitos por Covid-19 em razão da pandemia

Em números absolutos, maio registrou 229 óbitos em Santos causados pelo novo coronavírus. Em março, foram 260 e em abril, 307, pico de mortes até agora apenas para a doença.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Com o terceiro pior número de mortes desde o início da pandemia da Covid-19 em Santos, o mês de maio mostrou que os números da doença ainda estão longe de estarem controlados.

Se comparados com a média de óbitos causados pelo novo coronavírus desde a chegada da doença na cidade, o mês que se encerrou registrou aumento de 75% no número de falecimentos, atingindo a marca de 229 mortes, frente a uma média de 140.

Assim, os números de maio só são melhores quando comparados com os de março e abril deste ano, respectivamente o primeiro e segundo piores meses da pandemia no Brasil.

Assim, na comparação com março, maio aponta queda de 11,9% no número de óbitos, enquanto na comparação com abril a queda foi de 25,4%.

No entanto, em números absolutos, maio registrou 229 óbitos causados pelo novo coronavírus, março 260, e abril 307.

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil (https://transparencia.registrocivil.org.br/inicio).

Por sua vez, a base de dados é abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País.

Assim, o material é administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

Além disso, eles podem ainda sofrer mudanças, uma vez que o prazo legal para envio de óbitos à plataforma nacional pode chegar a até 12 dias do falecimento.

“Com os dados do Portal da Transparência, podemos visualizar a real situação que estamos enfrentando”, explica a presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP), Daniela Silva Mroz.

“Mesmo os óbitos tendo diminuído no mês de maio, os números ainda são altos quando comparados aos dados dos meses de 2020”, destaca.

 

Maio/20 x Maio/21

Assim, um ano depois, maio de 2021 registrou um aumento de 32,3% dos óbitos em Santos em comparação com o mesmo mês de 2020.

Em números absolutos foram 229 mortes no mês passado frente a 173 em maio do ano passado.

Já o Estado de São Paulo registrou aumento de 123,9% nos óbitos por Covid na comparação com o mesmo mês de 2020.

Já em números absolutos foram 14.815 mortes por Covid-19 no mês passado frente a 6.615 em maio do ano passado.

Por sua vez, no Estado de São Paulo, maio registrou o terceiro maior número de mortes desde o início da pandemia da Covid-19.

Por sua vez, se comparados com a média de óbitos causados pelo novo coronavírus desde a chegada da doença no Estado, maio registrou aumento de 87% no número de falecimentos, atingindo a marca de 14.815 mortes, frente a uma média de 8.530.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.