Cubatão cobra transparência do Estado em relação ao Programa Serra do Mar | Boqnews

Cidades

19 DE AGOSTO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Cubatão cobra transparência do Estado em relação ao Programa Serra do Mar

O Governo Municipal de Cubatão quer que sejam divulgadas informações mais completas, por parte do Governo do Estado, em relação ao programa de recuperação ambiental do Parque Estadual da Serra do Mar, que irá urbanizar os bairros Cotas. Segundo informações da Prefeitura, “a falta de transparência e as informações desencontradas que surgem periodicamente quanto à […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Governo Municipal de Cubatão quer que sejam divulgadas informações mais completas, por parte do Governo do Estado, em relação ao programa de recuperação ambiental do Parque Estadual da Serra do Mar, que irá urbanizar os bairros Cotas. Segundo informações da Prefeitura, “a falta de transparência e as informações desencontradas que surgem periodicamente quanto à atuação do Estado na área têm deixado os moradores muito preocupados quanto ao seu futuro”.


A solicitação foi feita em reunião realizada na capela São Pedro na Cota 200, que teve a participação de moradores dos bairros Cota, o coordenador do programa Serra do Mar, coronel Eliseu Eclair Borges, os vereadores Francisco Leite da Silva (Bigode), Adeildo Heliodoro (Dinho) e os secretários Wagner Moura dos Santos (Obras, Habitação e Serviços Públicos) e Gerson Alberto Rozo Guimarães (chefe de gabinete).


Gerson Rozo disse ser “inadmissível” que um projeto de tal magnitude tenha falhas enormes de comunicação, pois sequer foi distribuído algum folheto explicativo quanto à concepção do projeto, nem foi criado um fórum de discussões onde os moradores dos núcleos afetados pelo programa possam tirar suas dúvidas e expor suas opiniões e sugestões. “Não só os moradores das Cotas, mas toda a população de Cubatão, têm o direito de ser informados sobre tudo o que acontecerá com o projeto de remoção das Cotas, pois todos são cidadãos cubatenses”.


Outra solicitação do Governo Municipal é que o Estado estabeleça quais são as prioridades de remoção das áreas de risco, já que, em locais como o Grotão, diversas famílias vivem em locais de risco constante de desmoronamentos, mesmo em dias sem chuva. Já o coronel Eclair disse que levará esta solicitação ao secretário de Comunicação do Estado de São Paulo, para que algo seja feito no sentido de criar mecanismos para melhor informar a população quanto ao Programa Serra do Mar. O coronel ainda anunciou que já está marcada para o dia 1º de setembro, no Bloco Cultural, uma audiência pública sobre o Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar.


Ele também informou que já foram feitas sondagens para a construção de quatro escolas na região do Parque São Luiz, que atenderão crianças do conjunto Rubens Lara e Bolsões. Quanto à malha viária para suportar a demanda que deve ser criada com os novos projetos habitacionais, Eclair anunciou estudos para a duplicação do Viaduto 31 de Março.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.