Cuidados com a higiene ajudam a aumentar a eficácia da máscara | Boqnews
Foto: Divulgação

Prevenção

18 DE MAIO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Cuidados com a higiene ajudam a aumentar a eficácia da máscara

Utilizar máscaras reduz e ajuda a prevenir a disseminação do novo coronavírus

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O uso obrigatório de máscaras em todo o Estado de São Paulo traz a responsabilidade de lavá-las todos os dias após a utilização. Sem isso, sua eficiência praticamente desaparece.

Segundo a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, é recomendado que cada pessoa possua cinco máscaras de uso individual, pois cada uma possui um período de eficiência de 3 horas.

Antes de utilizá-las, verifique se a mesma se encontra em perfeito estado de uso, ou seja, limpas e sem rupturas.Também é importante higienizar as mãos com água e sabonete ou com preparação alcoólica a 70%.

É importante não tocá-la, mas caso seja inevitável, deve executar imediatamente a higiene das mãos.

Além disso, cobrir totalmente a boca e nariz, sem deixar espaços nas laterais.Ainda segundo o órgão de vigilância, é recomendado que não se use batom ou qualquer outra maquiagem durante o uso do acessório, obrigatório em tempos de pandemia.

“Usar uma máscara pode ser uma medida adicional de proteção para quem precisa sair”, afirma Antônio Barra Torres, diretor presidente-substituto da Anvisa, acrescentando ainda a necessidade de adoção de medidas preventivas

 

Tipos de tecidos

Além da distribuição por unidades de saúde ou outros segmentos sociais, as máscaras também podem ser feitas em casa, com o tipo de material que não cause irritação na pele, como poliéster e outros sintéticos.

As orientações gerais da Anvisa são de que se usem máscaras 100% algodão.

Elas podem conter características de 90 a 100 gramaturas, de 120 a 130 gramaturas ou até mesmo 160 a 210. Já as que contém misturas em sua composição devem possuir, no mínimo, 90% algodão com 10% elastano.

“Para a produção de máscaras faciais não profissionais pode ser utilizado Tecido Não Tecido (TNT) sintético, desde que o fabricante garanta que o tecido não causa alergia, e seja adequado para uso humano”.

No entanto, é recomendável que o produto tenha três camadas: uma de tecido não impermeável na parte frontal, tecido respirável no meio e um tecido de algodão na parte em contato com a superfície do rosto.

 

 

Prevenções

A utilização de máscaras não inibe totalmente a presença do vírus e não torna as medidas de higienização e a do distanciamento de um metro menos eficazes durante o combate ao novo coronavírus.

A Anvisa detalha cada procedimento de prevenção já estabelecido pela Organização Mundial de Saúde e também pelo Ministério da Saúde.

A população deverá lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos, especialmente depois de estar em um local público ou depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar.

Caso não tenha acesso a água neste momento, é importante utilizar uma preparação alcoólica a 70%.

É necessário que se limpe e desinfete as superfícies frequentemente tocadas diariamente, como mesas, maçanetas, interruptores de luz, bancadas, mesas, telefones, teclados, banheiros, torneiras, pias, etc.

“Se as superfícies estiverem sujas, limpe-as com detergente ou sabão e água antes da desinfecção; e para desinfetar, use produtos domésticos comuns registrados na Anvisa e apropriados para a superfície”, ressalta o relatório.

É importante, por fim, evitar tocar no rosto, nariz e boca para que seja evitada uma possível contaminação.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.