CVV promove Caminhada de Valorização da Vida neste domingo | Boqnews
Foto: Divulgação Caminhada de Valorização da Vida

Setembro Amarelo

21 DE SETEMBRO DE 2018

Siga-nos no Google Notícias!

CVV promove Caminhada de Valorização da Vida neste domingo

A ideia é divulgar o Setembro Amarelo e ajudar na prevenção ao suicídio

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Neste domingo, dia 23, a partir das 10h30, com saída da Praça das Bandeiras, no Gonzaga, acontece a terceira Caminhada de Valorização da Vida.

Tal como aconteceu nos anos anteriores, centenas de pessoas reúnem-se e fazem caminhada pela orla da praia em direção a Fonte do Sapo, no bairro Aparecida.

Portanto, a ideia é divulgar o Setembro Amarelo, que difunde a necessidade de atenção para a prevenção do suicídio.

Esse evento é aberto a todos os interessados, só precisando se juntar aos grupos de diversas entidades, universidades, dentre outros, que estarão na praia do Gonzaga.

Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo. No entanto, em nossa região o aumento no número de casos de suicídios. Na faixa etária entre os jovens, o número está crescendo gradativamente.

O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais. Além de oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.

Neste ano, o CVV (cvv.org.br), uma das entidades mobilizadoras do Setembro Amarelo no Brasil, está realizando  diversas atividades em todas as cidades nas quais possui um de seus 90 postos de atendimento.

Os eventos deste ano tiveram início dia 1 de setembro com o Abraço Solidário. E, ainda contou com palestras e rodas de conversa em entidades, empresas, escolas e universidades.

Campanha de conscientização

No último final de semana o jornalista da Rede Globo, André Trigueiro, realizou diversas apresentações de temas alusivos ao Setembro Amarelo.

O time do Santos F.C. também aderiu a campanha. Assim, entrando em campo no último domingo (16) contra o São Paulo F.C., exibindo o laço amarelo no uniforme.

Renato Caetano, voluntário e porta-voz do CVV de Santos comenta que é o período mais intenso aos voluntários da instituição.

“Nos preparamos desde o início do ano para aproveitar esse importante momento de falar sobre prevenção do suicídio e, aos poucos, quebrar alguns tabus”, comenta.

Entretanto, Renato lembra que os 32 suicídios que ocorrem diariamente no país é algo que pode ser reduzido. No Brasil, a média é de 1 morte a cada 45 minutos.

“Perceber que a pressão interna está muito elevada, que o copo está para transbordar. Assim, nesse momento ou antes disso, pedir e aceitar ajuda é muito eficiente. Conversar com alguém, seja conhecido ou desconhecido, de forma acolhedora e sem críticas já ajudaria essa pessoa a superar aquele momento”.

O voluntário do CVV complementa que para cada caso identificado de suicídio são registradas outras 10 tentativas. Contudo, além dos casos subnotificados, que ficam com o registro de outras causas para a fatalidade, muitas vezes as pessoas precisam de acompanhamento médico e/ou psicológico.

Portanto, nesse ponto o serviço do CVV atua em situações de crises como complemento a esse tratamento.

O CVV atende através do telefone 188, o primeiro número com ligação gratuita, 24 horas. Também disponibiliza o contato via internet, chat e e-mail, cvv.org.br

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.