Nesta terça-feira (3), a Defesa Civil de São Paulo decretou a extensão do alerta de risco elevado para incêndios no estado até a próxima sexta-feira (6).
Sendo assim, vale lembrar que o alerta valia até esta terça-feira, porém por conta das condições climáticas adversas dos próximos dias, houve renovação nas regiões Norte, Noroeste e Oeste de SP.
Desse modo, a Defesa Civil divulgou novos Mapas de Risco, que auxiliam no monitoramento de queimadas durante o período de seca. Os gráficos dividem o risco em quatro níveis: baixo, alto, alerta e emergência.
Além disso, os mapas apresentam que as áreas com risco de emergência para incêndios deve aumentar até a próxima quarta (4) e diminuir até sexta (6).
Os gráficos mostram quatro níveis: baixo, alto, alerta e emergência.
Confira o mapa de risco abaixo:
Desse modo, a onda de calor prevista para esta semana pode resultar nas ocorrências de queimadas no estado. De acordo com a Defesa Civil, as cidades de Presidente Prudente, Araçatuba, Tupã, Birigui e Martinópolis podem registrar temperaturas de até 39°C.
Além da máxima elevada, a umidade relativa do ar deve atingir níveis críticos, variando entre 13% e 15%.
Além disso, a Fundação Florestal, órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) do Estado de São Paulo, anunciou no domingo (1) o fechamento emergencial de 79 unidades de conservação localizadas na região metropolitana e interior do Estado. A decisão ocorreu por conta da crescente risco de incêndios florestais, que coloca em perigo tanto os visitantes quanto as áreas de preservação.
Portanto, a Defesa Civil informa que 48 cidades ainda permanecem em alerta máximo para incêndios no estado de SP. Assim como, nove municípios estão com focos ativos de incêndio nesta terça-feira (3): Jardinópolis, Dois Córregos, Pedregulho, São Simão, Pompeia, Piracicaba, Monte Alegre do Sul, Altinópolis e Cunha.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.