Defesa Civil orienta população sobre cuidados com raios no verão | Boqnews
Foto: Stefan Lambauer

Alerta

10 DE JANEIRO DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

Defesa Civil orienta população sobre cuidados com raios no verão

Em média, são registradas 111 mortes por raios no Brasil a cada ano

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Estamos no verão, estação das fortes chuvas e tempestades. E, junto com elas, chegam os raios. A previsão climatológica indica que o mês de janeiro – em razão do calor intenso – é o mais crítico de incidência do fenômeno na Cidade, principalmente nos finais de tarde.

Foto: Stefan Lambauer

Foto: Stefan Lambauer

Em razão disso, a Defesa Civil do Munícípio intensifica o trabalho preventivo que é realizado durante todo o ano. O objetivo é alertar moradores, principalmente das áreas de risco sobre cuidados com as descargas elétricas e deslizamentos.

Em média, são registradas 111 mortes por raios no Brasil a cada ano. Em Santos, ó último registro de vítima fatal foi em setembro de 2014. O coordenador da Defesa Civil, Daniel Onias, explica que esses fenômenos são rápidos, com duração de poucas horas, característicos da estação. “O melhor é procurar um local fechado, isolado, amparado por paredes de concreto”.

O céu escuro com nuvens mais densas indica a chegada de um temporal. O coordenador recomenda que turistas banhistas e moradores saiam imediatamente da praia quando o tempo fechar. Ficar em lugar aberto ou embaixo de uma árvore também é perigoso.

PPDC

Desde o final do ano passado está em vigor o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), que atua nas áreas de risco nos morros. Em Santos, cerca de 110 mil moradias mapeadas em áreas de risco estão nas encostas. “Nossos técnicos já orientaram os proprietários a sair dos imóveis a qualquer sinal de perigo”.

De acordo com Onias, como estamos numa região litorânea, o clima quente, a umidade e a posição geográfica formam o cenário perfeito para a formação de tempestades. “Nosso cuidado é redobrado e o monitoramento constante durante o verão”.

Saiba mais

– O prejuízo causado pelas descargas elétricas é de quase R$ 1 milhão/ano.
– De acordo com estimativa do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a cada mil m² santistas, caem nove raios. Só no ano passado, a Baixada Santista registrou quase 20 mil descargas elétricas, sendo 3.647 em Santos.

O que é raio?

É uma descarga elétrica proveniente de uma nuvem de trovoada. Pode ocorrer sem que haja chuva pela eletrificação causada por colisão de cristais de gelo ou nas nuvens de cinza lançadas por um vulcão

Cuidados durante tempestades

=> Exija que a administração do seu prédio instale e faça boa manutenção do sistema de para-raios. Esses equipamentos são obrigatórios para todos os edifícios com mais de 30 m de altura e terrenos com mais de 1500 m².
=> Fique longe de árvores, postes ou linhas de energia elétrica, pois podem atrair e conduzir raios.
=> Mantenha-se longe de estruturas metálicas, como varais ou trilhos, e não segure objetos pontiagudos ou de metal.
=> Dentro de casa evite a proximidade com tomadas, canos, janelas e portas metálicas.
=> Para-raios não protegem aparelhos eletrônicos. Desligue as tomadas durante as fortes tempestades e nunca utilize o telefone ou outros aparelhos que estejam ligados à rede elétrica.
=> Nunca permaneça na água do mar, lagoas, represas, piscinas, locais altos ou campos abertos ou quadras.
=> Procure abrigo em edificações, prédios e carros totalmente fechados ou em alguma instalação subterrânea.

Foto: Stefan Lambauer

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.