Delegada Raquel Gallinati assume Secretaria de Segurança de Santos | Boqnews
Foto: Divulgação
24 de junho de 2024

Delegada Raquel Gallinati assume Secretaria de Segurança de Santos

A delegada Raquel Kobashi Gallinati Lombardi será a nova secretária de Segurança de Santos.

A futura titular substituirá o coronel reformado Sergio Del Bel, que atuou nas gestões do ex-prefeito Paulo Alexandre Barbosa e Rogério Santos.

Ele deixa a pasta por motivos pessoais.

A previsão é que ela tome posse na próxima sexta (28).

Atualmente, Raquel, que foi presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil de São Paulo entre 2017 a 2022, atua como diretora na Associação dos Delegados de Polícia Civil do Brasil (Adepol), em Brasília.

Funcionária do governo paulista, o edital do seu afastamento foi publicado no Diário Oficial do Estado na última sexta (21).

Assinado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Luis Pinho de Lima, a resolução autoriza o afastamento da profissional “para, com prejuízo dos vencimentos, mas sem prejuízo das demais vantagens de seu cargo, exercer o cargo em comissão de Secretária Municipal de Segurança junto à Prefeitura de Santos até 31 de dezembro de 2024”.

O Boqnews apurou que a delegada assumiria em abril passado, mas entraves políticos adiaram sua chegada ao cargo.

Com a situação normalizada, Raquel aceitou o convite para ocupar a pasta no governo Rogério Santos (Republicanos).

Aliás, seu nome chegou a ser cotada para vice do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

No entanto, o escolhido foi o coronel Mello Jr, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e pelo governador Tarcísio de Freitas.

Nesta terça, às 12 horas, no Centro de Controle Operacional, o prefeito Rogério Santos apresentará a nova secretária.

A indicação, conforme nota à imprensa da Prefeitura, ‘foi atestada pelo governador Tarcísio de Freitas com o objetivo de ampliar as ações de inteligência e segurança no Município’.

Currículo extenso

Seu currículo é extenso: formada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000), Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007), e pós-graduada em Ciências Penais pela Universidade Anhanguera – Uniderp (2011).

E ainda: pós graduada em Direito de Polícia Judiciária na Academia Nacional de Polícia (ANP da Polícia Federal) de Brasília (2020).

Atuou como advogada de 2001 a 2011, até ser aprovada no concurso para Delegado de Polícia, em 2012.

Recebeu o título pela quinta vez do portal delegados.com.br como uma das melhores delegadas de polícia do Brasil.

A delegada é fã de esportes e é faixa preta em Taekwondo, além da capoeira, vice-campeã santista . Foto: Arquivo Pessoal

Esportes

A nova secretária possui habilitação em fuzil, submetralhadora e carabina.

Apaixonada por esportes, Raquel é faixa preta em Taekwondo, foi campeã paulista universitária absoluta, vice-campeã santista, vice-campeã paulista no Campeonato UBT.

Foi ainda vice-campeã santista de capoeira nas modalidades dupla e individual.

Além disso, é diretora jurídica da Associação de Defesa Pessoal e Artes Marciais sem fins lucrativos (ADEPAM).

Política

A nova secretária pertence ao PL Mulher em São Paulo, que tem na direção a deputada federal Rosana Valle (PL), pré-candidata  – ainda que não tenha divulgado oficialmente seu nome – à prefeitura de Santos.

Assim, ao entrar no governo municipal, sua participação, de certa forma, ganha peso em razão de ser alguém do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Dessa forma, neutraliza, em parte, o discurso em relação à segurança pública na Cidade, área sensível, conforme as pesquisas.

Além disso, na área política, a nova secretária ficou com a segunda suplência do PL à Assembleia Legislativa.

Em 2022, obteve 52.932 votos para o cargo.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

 

 

 

 

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.