A delegada Raquel Kobashi Gallinati Lombardi será a nova secretária de Segurança de Santos.
A futura titular substituirá o coronel reformado Sergio Del Bel, que atuou nas gestões do ex-prefeito Paulo Alexandre Barbosa e Rogério Santos.
Ele deixa a pasta por motivos pessoais.
A previsão é que ela tome posse na próxima sexta (28).
Atualmente, Raquel, que foi presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil de São Paulo entre 2017 a 2022, atua como diretora na Associação dos Delegados de Polícia Civil do Brasil (Adepol), em Brasília.
Funcionária do governo paulista, o edital do seu afastamento foi publicado no Diário Oficial do Estado na última sexta (21).
Assinado pelo secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Luis Pinho de Lima, a resolução autoriza o afastamento da profissional “para, com prejuízo dos vencimentos, mas sem prejuízo das demais vantagens de seu cargo, exercer o cargo em comissão de Secretária Municipal de Segurança junto à Prefeitura de Santos até 31 de dezembro de 2024”.
O Boqnews apurou que a delegada assumiria em abril passado, mas entraves políticos adiaram sua chegada ao cargo.
Com a situação normalizada, Raquel aceitou o convite para ocupar a pasta no governo Rogério Santos (Republicanos).
Aliás, seu nome chegou a ser cotada para vice do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.
No entanto, o escolhido foi o coronel Mello Jr, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e pelo governador Tarcísio de Freitas.
Nesta terça, às 12 horas, no Centro de Controle Operacional, o prefeito Rogério Santos apresentará a nova secretária.
A indicação, conforme nota à imprensa da Prefeitura, ‘foi atestada pelo governador Tarcísio de Freitas com o objetivo de ampliar as ações de inteligência e segurança no Município’.
Currículo extenso
Seu currículo é extenso: formada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000), Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007), e pós-graduada em Ciências Penais pela Universidade Anhanguera – Uniderp (2011).
E ainda: pós graduada em Direito de Polícia Judiciária na Academia Nacional de Polícia (ANP da Polícia Federal) de Brasília (2020).
Atuou como advogada de 2001 a 2011, até ser aprovada no concurso para Delegado de Polícia, em 2012.
Recebeu o título pela quinta vez do portal delegados.com.br como uma das melhores delegadas de polícia do Brasil.
Esportes
A nova secretária possui habilitação em fuzil, submetralhadora e carabina.
Apaixonada por esportes, Raquel é faixa preta em Taekwondo, foi campeã paulista universitária absoluta, vice-campeã santista, vice-campeã paulista no Campeonato UBT.
Foi ainda vice-campeã santista de capoeira nas modalidades dupla e individual.
Além disso, é diretora jurídica da Associação de Defesa Pessoal e Artes Marciais sem fins lucrativos (ADEPAM).
Política
A nova secretária pertence ao PL Mulher em São Paulo, que tem na direção a deputada federal Rosana Valle (PL), pré-candidata – ainda que não tenha divulgado oficialmente seu nome – à prefeitura de Santos.
Assim, ao entrar no governo municipal, sua participação, de certa forma, ganha peso em razão de ser alguém do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Dessa forma, neutraliza, em parte, o discurso em relação à segurança pública na Cidade, área sensível, conforme as pesquisas.
Além disso, na área política, a nova secretária ficou com a segunda suplência do PL à Assembleia Legislativa.
Em 2022, obteve 52.932 votos para o cargo.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.