Delegado de Crimes Cibernéticos recomenda que pais monitorem redes sociais | Boqnews
Foto: Banco de Imagens

São Paulo

16 DE ABRIL DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Delegado de Crimes Cibernéticos recomenda que pais monitorem redes sociais

“Os pais precisam ficar de olho”, afirma titular de Crimes Cibernéticos; SP aplica R$ 240 milhões em segurança e acolhimento em escolas

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Com o aumento de denúncias sobre supostas ameaças de ataques em escolas, o delegado Carlos Afonso Gonçalves da Silva, responsável pela Divisão de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil, orienta os pais a ampliarem o diálogo e o controle sobre o conteúdo que os filhos veem nas redes sociais, seja pelo computador ou pelo celular.

Sendo assim, com 36 anos de experiência no cargo, o delegado comanda o trabalho de inteligência nas redes sociais. E afirma que a Polícia acompanha atentamente cada denúncia que surge.

Segundo Carlos Afonso, há um crescimento de informações sobre supostos ataques em aplicativos de mensagens.

Contudo, é importante que os pais chequem a fonte das informações e não compartilhem desinformação e notícias antigas que geram clima de alarmismo nas famílias.

“O primeiro ponto é a aproximação dos pais com os filhos por meio do diálogo. E, como medida preventiva para garantir a segurança das crianças e jovens, eles precisam saber o conteúdo que os filhos veem no computador e celular. É possível fazer este controle inclusive de forma remota por aplicativos”, esclarece o delegado, que ainda complementa:

“O momento exige serenidade e atenção redobrada. Há muitas notícias que circulam com fotos que são montagens ou que são de outros casos de atentados e que não correspondem à realidade. É preciso checar a fonte das informações antes de compartilhar”.

Integração entre segurança e educação

Na quinta-feira (13), em visita à Escola Estadual Thomazia Montoro, na capital, o governador Tarcísio de Freitas anunciou investimentos de R$ 240 milhões para ampliar a segurança e o acolhimento nas escolas.

Desse modo, serão contratados 550 psicólogos, que passarão a atuar na rede estadual de ensino por meio do programa Psicólogos na Educação.

Assim como, o Estado ainda vai contratar mil seguranças privados desarmados.

Portanto, os profissionais vão atuar como vigilantes, criando vínculos com alunos e professores e ajudando na identificação de situações que possam interferir na segurança do ambiente escolar.

As medidas são fruto de um trabalho que integra a Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria da Educação.

Nova opção ‘Segurança Escolar’ no app ‘190 SP’

Sendo assim, a Polícia Militar atualizou o aplicativo “190 SP” para o registro de ocorrências com a opção “Segurança Escolar”, que dá atendimento prioritário nos chamados de emergência!

Dessa forma, a nova funcionalidade pode ser acionada de qualquer cidade do Estado e o seu chamado vai ser imediatamente direcionado às equipes mais próximas do local, sem precisar passar pela etapa do atendimento telefônico por meio do 190.

Além disso, o aplicativo está disponível para os sistemas android e IOS. No primeiro acesso, você vai precisar fazer um cadastro e, a partir daí, é só informar o seu CPF e a senha escolhida. Não se preocupe! Mesmo com as suas informações é você quem decide se a denúncia será de forma anônima ou não.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.