Centro de Santos enfrenta desafios para reviver o comércio | Boqnews
Foto: Nando Santoa

Economia

26 DE JANEIRO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Centro de Santos enfrenta desafios para reviver o comércio

Apesar da crise, vários estabelecimentos comerciais não perdem o charme e ainda apostam na revitalização do Centro

Por: João Pedro Bezerra
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Com a migração de diversos pontos comerciais para bairros próximos à orla, como Gonzaga, Boqueirão e Aparecida, o Centro de Santos foi afetado economicamente ao longo das últimas décadas com a sensível redução do movimento de consumidores.

Associada à crise nacional que reduziu o poder de compra das famílias, essa realidade resultou no fechamento de inúmeras lojas que por anos funcionavam naquela importante região.

Em mais uma tentativa para reverter o quadro, o Executivo encaminhou projeto à Câmara criando estímulos para a recuperação do Centro.

Por meio de incentivos fiscais, a lei isenta taxas como ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), imposto por serviço para sócio, taxa de publicidade e taxa de licença.

Além disso, é previsto descontos e isenção do IPTU durante períodos para ajudar na consolidação dos novos negócios. Assim, a Prefeitura pretende com o programa estimular o desenvolvimento econômico sustentável, social, cultural e turístico da região associado ao conceito da Economia Criativa, atraindo novos empreendedores, com geração de novos empregos e ocupação imobiliária.

No entanto, ainda é cedo para fazer uma avaliação sobre os impactos causados pela medida. A expectativa é que o cenário atual, com diversas lojas fechadas, seja revertido a médio e longo prazos.

Tradição e Inovação

Casa Gabos/ Foto: Divulgação

 

Os estabelecimentos que continuam em funcionamento apostam na tradição e na qualidade do atendimento. A Óptica Casa Gabos foi fundada em 1921, no mesmo dia do aniversário de Santos: 26 de janeiro.

Localizado à Rua Riachuelo 95, atualmente está na quarta geração com os irmãos Ricardo Gabos Morozetti e Paulo Alexandre Gabos Morozetti. Os filhos pretendem seguir o mesmo passo com muita determinação.

Uma das curiosidades da Gabos é que foi a primeira loja a vender a prazo na Cidade, de acordo com Ricardo. Atualmente, o estabelecimento, que se prepara para completar seu centenário, continua com as histórias do passado, mas um olhar de qualidade para o futuro.

 

Rei do Café

Rei do Café/ Foto: Divulgação

Outro ponto histórico no Centro da Cidade é o Rei do Café, fundando em 1912. O estabelecimento nasceu para dar certo, pois como diria os livros de História “O Brasil era o café no começo do século XX”.

Localizado na Rua Gonçalves Dias 34, a loja recebe turistas que visitam a Bolsa do Café, Museu Pelé, entre outros pontos. Além disso, o estabelecimento é parada obrigatória para velhos clientes e pessoas que vão ao local antes ou depois do trabalho.

Um diferencial do empreendimento é a parte de marketing e atendimento, que fica sob responsabilidade de Victor Alves e Guilherme Alves. As campanhas de publicidade e a integração com a internet só aumentaram o número de clientes.

De acordo com os integrantes da nova geração, passam, em média, 500 pessoas por dia pelo estabelecimento.

Por outro lado, o pai deles, José Reinaldo Alves, cuida de toda parte da montagem do produto que é feito na própria loja, por meio das máquinas que fazem a parte de torração e moagem dos grãos. O café é 100% natural e o cliente recebe ele fresco, tipicamente um café “raiz”.

 

Sapataria Internacional

Sapataria Internacional/ Foto: João Pedro Bezerra

Na Praça Mauá se concentram lojas tradicionais que resistem ao tempo e se modernizam, como A Musical, fundada em 1937.  Assim também, na mesma quadra está a Sapataria Internacional. O estabelecimento, que começou na Vila Mathias e depois foi para o Centro, tem mais de 60 anos de história e hoje está se mantendo com apostas em liquidações.

O responsável pelo negócio, Arthur Djrdjrian, lamenta a situação a qual chegou o Centro da Cidade, onde os turistas não passam mais pela Praça Mauá, onde a sapataria fica localizada, em razão da mudança do ponto de embarque e desembarque do bonde, agora no Valongo.

Dessa forma, uma sugestão seria o local voltar a ter uma parada para desembarque, ficando optativo aos frequentadores do bonde descer ou não no local. Tal iniciativa certamente ajudaria a movimentar o comércio no entorno.

Outros Pontos

Ao Camiseiro/ Foto: João Pedro Bezerra

A loja Ao Camiseiro fundada em 1927, na Praça Rui Barbosa 10, une o estilo social ao básico. O ambiente do estabelecimento foi todo modificado ao longo dos anos para atrair ainda mais clientes, dando conforto e qualidade no atendimento. Segundo um dos donos, Ernesto Neto, que está na 3° geração, a loja é procurada principalmente pela tradição e a qualidade dos produtos.

Engana-se quem pensa que no Centro não possa existir atendimentos médico ou odontológico. A clínica do cirurgião dentista Khalyl Kirsten é um exemplo.

Fundado em 1950, o estabelecimento se destaca pela qualidade no atendimento e em procedimentos cirúrgicos.

Por esses fatores, a clínica consegue um bom número de clientes e a sua localização (na Praça José Bonifácio) em nada influencia, pois as pessoas se importam mais com a saúde e atendimento do que com o local onde o estabelecimento se localiza.

Dr. Kalyl/ Foto: Divulgação

 

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.