Dia D do Novembro Azul será no próximo sábado (24) | Boqnews
Foto: Isabela Carrari Novembro Azul

Câncer de Próstata

19 DE NOVEMBRO DE 2018

Siga-nos no Google Notícias!

Dia D do Novembro Azul será no próximo sábado (24)

Serão oferecidos testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e diabetes; aferição de pressão; coleta de sangue para exame de PSA e mais

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Para atender os homens durante a campanha Novembro Azul, seis policlínicas de Santos abrirão excepcionalmente no sábado (24).

São elas.

Aparecida (Av. Pedro Lessa, 1.728 – das 9h às 13h), Valongo (R. Prof. Maria Neusa Cunha s/nº – 9h às 16h).

Além do São Bento (Rua das Pedras s/nº – 9h às 16h); Bom Retiro (Rua João Fraccaroli s/nº – das 9h às 14h); Vila Mathias (Rua Xavier Pinheiro, 284 – 9h às 16h) e Vila Nova (Praça Iguatemi Martins s/nº – 9h às 16h).

Serão oferecidos testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e diabetes; aferição de pressão; coleta de sangue para exame de PSA (que pode indicar alteração na próstata); rodas de conversa e serviços de beleza.

“De maneira geral, os homens costumam cuidar menos da saúde. Pela primeira vez, abriremos as policlínicas em um sábado para atender o público masculino, com foco não apenas na prevenção e detecção de doenças, mas também no bem-estar e qualidade de vida”, destaca Haroldo Souza Filho, chefe do Departamento de Atenção Básica.

A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinja um tamanho considerável, por isso é tão importante testar a dosagem da proteína PSA no sangue, cujo limite aceitável é abaixo de 4ng/ml.

Valores mais altos precisam ser investigados, a fim da confirmação ou não da doença.

O câncer de próstata foi a causa da morte de 50 homens em Santos no ano de 2016, 47 em 2017 e 36 em 2018 (até setembro).

A realização do exame de PSA requer preparo.

As principais orientações são realizar abstinência sexual por 48 horas e não andar de bicicleta ou motocicleta nas últimas 48 horas.

Passeio Ciclístico

Com o intuito de alertar a população masculina para a detecção precoce do câncer de próstata, a Associação Brasileira de Ciclistas promove um passeio ciclístico no dia 25 de novembro, com concentração a partir das 9h na Praça das Bandeiras.

A saída acontece às 10h, com percurso na ciclovia da orla até o quiosque do Zé do Coco, no canal 6.

O passeio é aberto a qualquer interessado e o dono da bicicleta melhor ornamentada de azul será premiado. Haverá ainda sorteio de brindes.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.